To nie ja!

"To nie ja!" ("Não sou eu!") foi a canção que representou a Polónia no Festival Eurovisão da Canção 1994 que teve lugar em Dublin, na Irlanda.[1]

Foi interpretada em polaco por Edyta Górniak, a estreia daquele país e daquele idioma no Festival Eurovisão da Canção. Foi a vigésima-quarta canção a ser interpretada na noite do festival, a seguir à canção russa "Vyechniy stranik", interpretada por Youddiph e antes da canção francesa "Je suis un vrai garçon", cantada por Nina Morato. Terminou a competição em segundo lugar, recebendo um total de 166 pontos. No ano seguinte em 1995, a Polónia foi representada por Justyna com "Sama".

Autores

  • Letrista: Jacek Cygan;
  • Compositor: Stanisław Syrewicz;
  • orquestrador: Noel Kelehan

Letra

A canção é uma balada dramática, com Górniak descrevendo-se como tendo um "mundo fácil". Ela canta que ela não é a Eva, pedindo aos seus ouvintes para não culpá-la pelos pecados daquela figura. Esta canção esteve à beira de ser desqualificada, porque a cantora teve a ousadia de cantar a segunda parte da canção em inglês e não na sua língua nativa, durante as gravações para mostrar a canção aos júris nacionais (o que contrariava a regra em vigor).

Versões

Górniak interpretou uma versão desta canção em inglês intitulada "Once in a lifetime".

Referências

  1. «To nie ja! (Polónia no Festival Eurovisão da Canção 1994)». Moopy Eurovision forum. Consultado em 20 de março de 2010

Ligações externas

Polónia "To nie ja!" canção da Polónia no Festival Eurovisão da Canção 1994

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.