Tomé I de Jerusalém

Tomé I de Jerusalém, também conhecido em persa como Tamriq, foi o patriarca de Jerusalém entre 807 e 821. Ele era um ferrenho defensor da ortodoxia nas disputas teológicas da época, a controvérsia iconoclasta e a cláusula Filioque.

 Nota: Este artigo é sobre o patriarca de Jerusalém. Para o patriarca de Constantinopla, veja Tomé I.
Tomé I de Jerusalém
Nascimento século VIII
Morte 821
Ocupação Patriarca
Religião cristianismo ortodoxo

Vida e obras

Antes de sua eleição como patriarca, Tomé era um diácono e havia sido um monge no Mosteiro de São Sabas, em Jerusalém. Ele também foi abade da Lavra de Souka e um doutor.

Seguindo os passos de seu antecessor, Jorge de Jerusalém, Tomé continuou enviando delegações aos francos, se valendo do tratado de amizade que havia se formado entre Carlos Magno e o califa abássida Harune Arraxide de Bagdá. As delegações conseguiram apoio financeiro para a Igreja de Jerusalém de Carlos e que foi utilizado, entre outras coisas, para restaurar a cúpula da Igreja do Santo Sepulcro, que havia sido danificada num terremoto. Tomé também recebeu dinheiro de um tal Bocam, um rico cristão egípcio.

Durante o episcopado de Tomé, Jerusalém sofreu uma infestação de gafanhotos que provocaram um período de carestia e a saída temporária dos muçulmanos. Aproveitando a oportunidade, Tomé comprou e importou toras de cedro e abeto de Chipre e as utilizou para restaurar a cúpula. Quando os muçulmanos retornaram, eles o acusaram de fazer a cúpula maior que o Domo da Rocha e o prenderam. Com a promessa de pagamento de mil moedas de ouro, Tomé foi solto e conseguiu manter a obra intacta. Ele jamais conseguiu pagar a dívida e os seus sucessores tiveram que arcar com o débito.

Tomé também se envolveu nas disputas teológicas da época. Ele apoiava a teologia expressa no Concílio de Calcedônia conforme uma carta enviada aos armênios. Ele também era contra o iconoclasma e a teoria de que o Espírito Santo também procede do Filho ("dupla processão"), uma doutrina que se espalhava rapidamente no ocidente.

Ligações externas

Precedido por
Jorge
Patriarcas de Jerusalém
807–821
Sucedido por
Basílio
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.