Torre das Cabaças

A Torre das Cabaças, também conhecida simplesmente como Torre do Relógio, é uma torre que fez parte do Castelo de Santarém localizada na antiga freguesia de Marvila, cidade de Santarém, Município e Distrito de Santarém, em Portugal.[1]

Torre das Cabaças
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Monumento Nacional (d) ()
Localização
Localização
Coordenadas
Torre das Cabaças, resto da cerca medieval de Santarém.
Ver artigo principal: Castelo de Santarém

A atual torre-relógio remonta ao reinado de D. Manuel I (1495-1521), sendo datada de meados do século XV. Foi erguida a partir de uma estrutura defensiva envolvente da Porta do Alporão, que se rasgava nas muralhas do Castelo de Santarém.

O nome "das Cabaças" fixou-se popularmente a partir de fins do século XVIII, devido à colocação de oito cabaças de barro em uma estrutura de ferro que suporta um sino de bronze de grandes dimensões, fundido em 1604. O povo identificou, jocosamente, essas cabaças às cabeças "ocas" dos seus vereadores municipais.

Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público por Decreto de 14 de Março de 1917.[1]

Atualmente encontra-se requalificada como "Núcleo Museológico do Tempo", integrante do Museu Municipal de Santarém, exibindo exposição documental.

Características

A torre apresenta uma planta quadrada, em estilo maneirista, elevando-se a 26,8 metros de altura. Os seus muros são rasgados por oito janelas, sendo rematada por uma estrutura metálica com oito púcaros de barro em forma de cabaça e que servem de caixa de ressonância ao sino do relógio.

Um imponente sino de bronze, datado de 1604, sinaliza as horas do relógio mecânico.

Referências

Ligações externas


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.