Torre de Bera

Torre de Bera é uma pequena aldeia da freguesia de Almalaguês, no Município de Coimbra, no Distrito de Coimbra, em Portugal.

Torre de Bera, Almalaguês, Coimbra.
Torre de Bera: tear tradicional.

Destacou-se pela sua participação no concurso da "aldeia mais portuguesa de Portugal", em 1938, no qual ganhou o segundo lugar.

A povoação remonta possivelmente ao século X.

Torre de Bera - torre românica

A toponímia "Torre de Bera" deve-se à edificação de uma atalaia militar à época da Reconquista Cristã, próxima à aldeia de Bera e também designada por Torre de Bera.[1] A aldeia de Bera, por sua vez, cedeu o nome a uma série de outras aldeias circundantes, tais como Monte de Bera, Outeiro de Bera, e a própria Torre de Bera.

Da milenar atalaia que deu nome à povoação, restam apenas duas paredes, em precário estado de conservação. Em 1995 a junta de freguesia entregou o espaço ao antigo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) que entretanto jamais iniciou qualquer tipo de intervenção. Resistiu aos grandes incêndios que assolaram a região em 2005, chegando a ameaçar a aldeia. Em 2009 surgiu uma proposta popular para a execução de obras de conservação e restauro.

Aldeia

Entre as vinte e cinco aldeias da freguesia de Almalaguês, Torre de Bera é mais conhecida pela tecelagem.

Na comunidade destacam-se o "Centro de Instrução e Recreio de Torre de Bera", edificado pela população, o "Rancho Folclórico de Torre de Bera", e o "Núcleo Museológico de Torre de Bera". Este último reproduz fielmente uma casa típica de Torre de Bera nos finais do século XIX.

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.