Torre dei Gianfigliazzi

A Torre dei Gianfigliazzi é uma torre apalaçada de Florença que se encontra na Via Tornabuoni. ao lado da Igreja da Santa Trindade e frente ao Palazzo Spini Feroni.

Vista geral da Torre dei Gianfigliazzi.

História

Mais do que torre, poder-se-ia falar de torreão ou, quase, de "palagio" pela planta espaçosa desta estrutura.

A torre foi construída pela família guelfa dos Ruggerini, sendo quase totalmente demolida depois da caçada aos guelfos de 1260 que se seguiu à Batalha de Montaperti. Depois disso foi reconstruída e em seguida passou para os Fastelli e, no final do século XIV, para os Gianfigliazzi, mantendo-se na posse daquela família até à sua extinção, em 1764.

No início do século XIX, a torre foi usada pela Accademia dei Nobili (Academeia dos Nobres). Foram aqui hospedadas personalidades ilustres, como Alessandro Manzoni, Vittorio Alfieri e o rei Luís Bonaparte.

O edifício foi fortemente restaurado em 1841, quando foi reconstruído o coroamento com os merlões e os beccatelli em imitação do Palazzo Spini Feroni que lhe faz frente. Naquela época, também devem ter sido agrupados os pisos, com a abertura de novas filas de janelas rectangulares. Hoje hospeda um hotel.

Arquitectura

Brasões na fachada.

No exterior nota-se o revestimento em pedra com grossos blocos, enquadrados de forma regular, até à cornija marca-piso do primeiro andar. os níveis superiores apresentam o mais simples assentamento.

Na fachada notam-se cinco filas de janelas em outros tantos pisos, os buracos das vigas alinhados, quatro brasões dos Gianfigliazzi (com o leão rampante) e, sob os beccatelli que suportam a merlatura de tipo "guelfo", ainda estão presentes os brasões das famílias qie possuiram o edifício anteriormente. Por outro lado, ainda se podem ver os ferros antigos, usados para amarrar os cavalos e para segurar tochas, estandartes e outras coisas.

No piso térreo encontra-se uma loggia de três alpendres com seis abóbadas de aresta nervuradas em tijolo, que se apoiam nas paredes perimetrais e em duas pilastras polilobadas em pedra, redescobertas num recente restauro. Actualmente hospeda estabelecimentos comerciais.

a escada para os pisos superiores encontra-se, hoje, no acrescento à esquerda da torre, enquanto antigamente era exterior, no pátio situado atrás.

Entre a torre e a Igreja da Santa Trindade existia um beco, obturado depois por sobreconstruções, onde hoje se encontra um edifício de encobrimento.

Bibliografia

  • Lara Mercanti, Giovanni Straffi, Le torri di Firenze e del suo territorio, Alinea, Firenze 2003
  • Fortunato Grimaldi, Le "case-torri" di Firenze, Edizioni Tassinari, Firenze 2005.
  • Gianluigi Maffei, Via Tornabuoni, il salotto di Firenze, Loggia dei Lanzi editori, Firenze 1995. ISBN 8881050560

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.