Tróquilo

Tróquilo, na mitologia grega, foi um sacerdote argivo dos mistérios, que se refugiou em Elêusis e teve dois filhos, dentre os quais Triptólemo.

 Nota: Se procura o gênero de beija-flor, veja Trochilus.

De acordo com Pausânias, uma das versões da lenda de Triptólemo, atribuída aos argivos, que disputavam com os atenienses como sendo os mais antigos, e os que haviam recebido mais dádivas dos deuses, quando Deméter estava procurando sua filha, ela parou em Argos, onde foi recebida por Pelasgo; Chrisante, que sabia do rapto, o contou à deusa.[1] Mais tarde, Tróquilo, sacerdote dos mistérios, fugiu de Argos por causa da inimizade de Agenor,[Nota 1] se refugiou na Ática, casou-se com uma mulher de Elêusis e teve dois filhos, Eubuleu e Triptólemo.[1]

Pausânias prefere a versão ateniense, de que Triptólemo, filho de Celeu, foi quem primeiro usou sementes na agricultura.[1]

Notas e referências

Notas

      1. Pausânias menciona Agenor como filho de Triopas; se considerarmos que Argos e Pelasgo eram filhos de Zeus e Níobe (conforme Pseudo-Apolodoro), e a genealogia de Pausânias, com Argos filho de Triopas, Triopas filho de Forbas e Forbas filho de Argos, há um intervalo de várias gerações entre Pelasgo e Argos.

            Referências

            1. Pausânias, Descrição da Grécia, 1.14.2 [em linha]
            This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.