Trading company

Trading companies são empresas comerciais que atuam como intermediárias entre empresas fabricantes e empresas compradoras, em operações de exportação ou de importação.

No Brasil, as vendas para o exterior por intermédio das trading companies são classificadas como exportações indiretas e são equiparada às exportações diretas no aspecto fiscal, ou seja, não são tributadas para fins de ICMS, Pis, Cofins e IPI. Elas apresentam vantagens, principalmente, para o pequeno e médio produtor que não dispõe de estrutura própria dedicada a operações de comércio exterior.[1]

A constituição da empresa comercial exportadora comum é regida pela mesma legislação utilizada para a abertura de qualquer empresa comercial ou industrial assumindo qualquer forma societária. A empresa comercial exportadora, que deseja ser considerada uma trading company, nos termos do Decreto-Lei 1.248/72,[2] deverá observar os requisitos da Portaria SECEX nº 23, de 14/07/11,[3] artigos 247 a 253, para a obtenção do Certificado de Registro Especial.

Referências

  1. Exportações das trading companies cresceram 4,9% em 2013 Portal Brasil. 30/01/2014.
  2. Decreto-lei nº 1.248, de 29 de novembro de 1972. Dispõe sobre o tratamento tributário das operações de compra de mercadorias no mercado interno, para o fim específico da exportação, e dá outras providências.
  3. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Brasil). Secretaria de Comércio Exterior. Portaria nº 23, de 14 de julho de 2011.

Ver também

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.