Tratado de Medina del Campo (1431)

O Tratado de Medina del Campo foi um tratado assinado em Medina del Campo em outubro de 1431 entre o Reino de Castela e o Reino de Portugal para selar a paz após vários confrontos, incluindo a Batalha de Aljubarrota. O tratado foi assinado pelos reis João I de Portugal e João II de Castela e foi ratificado em Almeirim, em janeiro de 1432.

Contexto Político

O controlo do poder por Álvaro de Luna a partir de meados de 1429, e certamente a morte da princesa Beatriz de Portugal (filha de D.Fernando I de Portugal e da viúva de D. João I de Castela) ao remover o último obstáculo para a paz, estabeleceu as condições para a assinatura de um tratado de paz definitiva.

Marcou o fim de um longo período de confronto e estabeleceu as bases económicas e políticas para um entendimento futuro. Durante vários anos, com base neste último acordo, as relações entre os dois reinos foram essencialmente amigáveis.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.