Trebbia

O rio Trebbia é um curso d'água de 115 quilômetros de extensão, que nasce na região da Ligúria no monte Prelà (1406 metros de altitude), na província de Génova.[1][2][3] A maior parte do rio, porém, encontra-se na província de Placência, na região da Emília-Romanha, percorrendo os vales entre montes e colinas num caminho tortuoso e repleto de vilarejos entre o verde predominante. Desagua no rio Pó, entre Calendasco e Placência.[1][2][3] Por esse motivo, apesar da nascente lígure, o Trebbia é considerado o rio da província de Placência.[1][2][3]

O vale de Trebbia
Localização do Trebbia, nas regiões de Ligúria e Emília-Romanha, norte da Itália

Com o passar dos séculos, a foz do rio foi ligeiramente desviada, segundo os escritos que Políbio deixou sobre a Batalha do Trébia, entre o exército de Aníbal (vencedor) e os romanos, guiados pelo cônsul Tibério Semprônio Longo, em 218 a.C. Na época, o Trebbia desaguava no Pó mais a leste que hoje, mudança que se verifica com frequência em rios com fundo pedregoso, como é o caso do Trebbia. O rio foi, ainda, o cenário de batalhas durante as guerras napoleónicas.[1][2][3] Também foi palco da decapitação do legionário Antonino, mártir do cristianismo e que viria a ser o santo padroeiro de Placência.

Ver também

Referências

  1. «Statistiche demografiche ISTAT» (em italiano). Dato istat. Cópia arquivada em 25 de setembro de 2011
  2. «Popolazione residente al 31 dicembre 2010» (em italiano). Dato istat
  3. «Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.