Trinità al Monte di Pietà

Cappella del Trinità al Monte di Pietà, conhecida também como Santa Maria del Soccorso al Monte di Pietà é uma capelabarroca localizada no interior do Palazzo del Monte di Pietà, no rione Regola de Roma, hoje desconsagrada. Localizada na Piazza Monte di Pietà, esta capela era dedicada à Nossa Senhora do Socorro e também à Santíssima Trindade e não tem acesso próprio a partir da rua. Propriedade do banco Unicredit, ela é aberta ao público somente em raras ocasiões[1][2].

História e descrição

Projetada entre 1639 e 1641 por Francesco Peparelli, a decoração do interior, uma das mais ricas de Roma, demorou mais de um século para ficar pronta sob o comando de Giovanni Antonio De Rossi e Carlo Bizzaccheri[3][1]. Os altares não foram decorados com pinturas, mas apenas com peças em relevo similares às de Sant'Agnese in Agone, na Piazza Navona. A decoração em estuque no teto é de Andrea Barrettoni, Giovanni Maria Galli, Filippo Ferrari e Michel Maille. Entre outras obras, destacam-se um busto de São Carlos Borromeo de Domenico Guidi abrigado no vestíbulo[1] e um ciclo de baixos-relevos no teto contando a história do Monte di Pietà de Simone Giorgini, Lorenzo Ottoni, A. Berrettoni e Michel Maille[2].

A capela foi desconsagrada quando o palácio foi confiscado logo após a captura de Roma (1870), mas foi mantida em excelente estado de preservação.

Referências

  1. «Monte di Pietà» (em inglês). Rome Art Lover
  2. «Cappella del Palazzo del Monte di Pietà» (em italiano). InfoRoma
  3. «Monte di Pietà» (em italiano). Roma Segreta
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.