Triunvirato de Gobierno

O Triunvirato de Governo de 1853 foi um Poder Executivo transitório que governou o Uruguai entre 25 de setembro de 1853 e 12 de março de 1854. Era formado por Venâncio Flores, Juan Antonio Lavalleja e Fructuoso Rivera.[1][2]

Após a Paz de Outubro de 1851, que pôs fim à Grande Guerra com o lema de que entre os brancos do Governo de Cerrito e os vermelhos do Governo da Defesa "não haveria vencedores nem vencidos", houve um grande consenso que o próximo Presidente da República seria o General Eugenio Garzón. Mas sua inesperada morte determinou que Juan Francisco Giró fosse escolhido. Em 1852 Venâncio Flores foi nomeado Chefe Político de Montevidéu.

O governo de Giró caracterizou-se por uma tentativa de integração dos grupos brancos e vermelhos, no que ficou conhecido como política de fusão . Como parte disso, Venâncio Flores foi nomeado Ministro da Guerra e Marinha. No entanto, a luta política entre os dois principais partidos políticos se intensificou. Um dos fatores de distanciamento foi a rivalidade entre a Guarda Nacional, fundada por Manuel Oribe, e o Exército, predominantemente Colorado e liderado por Flores.

Dada a turbulência política que afetou o governo Giró, Flores forçou sua renúncia. Para completar o mandato do presidente constitucional, foi nomeado um triunvirato , composto pelo próprio Flores, Juan Antonio Lavalleja e Fructuoso Rivera. As mortes de Lavalleja em 22 de outubro e de Rivera, vindo do Rio Grande do Sul, em 13 de janeiro de 1854, determinaram que, de fato, foi Flores quem exerceu o Poder Executivo entre 1853 e 1854. Finalmente, foi eleito presidente completar o período correspondente a Giró, até 1855, quando começaria a Rebelião dos Conservadores.

Gabinete do governo

Ministério Nome Período
Governo e Relações Exteriores Juan Carlos Gomes 1853
João José Aguiar 1853 - 1854
Autoridades fiscais Santiago Sayago 1853
José Zubillaga 1853 - 1854
Guerra e Marinha Lorenzo Batlle 1853
Henrique Santiago del Carmen 1853 - 1854

Referências

  1. «biografias». www.escueladigital.com.uy. Consultado em 26 de junho de 2022
  2. Walter Rela, Cronología Histórica, Montevideo, Ediciones de la Banda Oriental.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.