Trocano (arma termobárica)

Trocano é uma arma termobárica brasileira semelhante em design à arma GBU-43/B MOAB dos Estados Unidos ou à FOAB da Rússia. Como a arma estadunidense, o Trocano foi projetado para ser carregado com paletes em uma aeronave C-130 Hercules e implantado usando um paraquedas para arrastá-lo do compartimento de carga do C-130 e separá-lo de seu palete, ponto em que a própria aerodinâmica da bomba determina sua trajetória de queda.[1][2]

O projeto da bomba teve início em 2004. Foi a pedido da EMAER (Estado Maior da Aeronáutica) e da DIRMAB (Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico) que o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) iniciou o projeto Trocano.

Devido ao seu grande poder destrutivo é descrito como um sistema de defesa a ser utilizado na interdição de grandes áreas e possivelmente para limpar o terreno arborizado para pouso de aeronaves de asa rotativa.

O Trocano contém 9.000 kg de tritonal, produzindo um raio de explosão de destruição total de 1 quilômetro. Apesar disso, o Trocano ocupa o terceiro lugar entre as bombas com explosão mais poderosa, atrás apenas dos EUA (contendo 8.150 kg de explosivo H6, mais poderoso que o tritonal) e da arma russa FOAB (com 11.000 kg de explosivo). Recebendo assim o apelido de "Mãe de todas as bombas brasileiras"(MTBB) ou "MOAB brasileiro".[3]

A Força Aérea Brasileira confirmou o desenvolvimento da bomba em 2011. No documento do Relatório de Atividades confirma-se que a Trocano recebeu a "Certificação de Produto Aeronáutico Aprovado", o que significava que "foram cumpridos todos os requisitos". Também recebeu o "Certificado de Integração à Aeronave C-130", significando sua possível utilização nas aeronaves Hércules da Força Aérea - que levam o mesmo nome do lendário herói grego.

O projeto foi conduzido sob as normas brasileiras NBR 15100 (regulando a qualidade do sistema do espaço aéreo), tornando o IAE a primeira instituição pública do Brasil a receber a certificação NBR 15100:2004. A produção seriada seria custeada pela EMAER e repassada para a indústria nacional. As certificações obtidas pelo projeto serviram como uma importante conquista do IAE para atestar sua gestão da qualidade.

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.