Turma do Lambe-Lambe

A Turma do Lambe-Lambe é um grupo de personagens infantis criados pelo cartunista brasileiro Daniel Azulay.[1]

Os personagens consistiam em um grupo de animais falantes com crianças humanas circenses. A turma foi originalmente criados em 1975, mas no ano seguinte estrearam na televisão pela TV Educativa (atual TV Brasil) em um programa infantil próprio, a princípio apenas para o Rio de Janeiro, mas depois alcançado rede nacional pela Rede Bandeirantes ficando no ar até 1986. O programa rendeu tanto sucesso que em seu período de transmissão derivou tirinhas de jornal, revistas de histórias em quadrinhos e também um LP.

Personagens

  • Pita - Um garoto vindo de um circo que sonha em poder ser um grande mágico.
  • Piparote - Amigo de Pita que trabalha como domador de leões do circo.
  • Ritinha - Namorada de Piparote.
  • Damiana - Namorada de Pita.
  • Tristinho - Um palhaço Pierrô que trabalha no Circo Lambe-Lambe.
  • Professor Pirajá - Um cientista coruja responsável por criar vários inventos.
  • Xicória - Uma galinha cozinheira assistente do Professor Pirajá (com a voz da veterana atriz Selma Lopes) [2] [3]
  • Gilda - Uma vaca cantora amiga de Xicória.
  • Bufunfa - Um elefante namorado de Gilda.

Televisão

A Turma do Lambe Lambe esteve no ar durante 10 anos, primeiro na antiga TVE e depois na Rede Bandeirantes, sempre apresentada por Daniel Azulay, que mostrou o mundo do desenho e da arte para milhares de crianças em todo o Brasil. Nesse programa, os personagens eram interpretados por atores, mas o Bufunfa nunca apareceu no elenco.

A volta à Televisão aconteceu em 1996, com o programa Oficina de Desenho Daniel Azulay na Band, que tinha vários quadros com a Turma do Lambe Lambe e introduziu também o personagem Azulinho, a versão da Emília de Monteiro Lobato, de Daniel Azulay.

Entre 2003 e 2004 foi ao ar no Canal Futura o programa Azuela do Azulay, que contou com algumas aparições dos personagens. Entre 2006 e 2007 foi lançada uma série de mini-curtas em animação para a TV Rá-Tim-Bum.

Histórias em quadrinhos

Antes da criação da Turma do Lambe-Lambe, Piparote e Pita haviam sido criados e protagonizado tirinhas de jornal no final dos anos 60. Piparote (sob o nome de Piparoti) teve suas tirinhas publicadas entre Dezembro de 1968 e Março de 1969 pelos jornais Correio da Manhã e Última Hora. Pita teve suas tirinhas publicadas entre 1969 e 1970 pelo jornal Correio da Manhã. Em ambas as séries os personagens eram originalmente bem diferentes de suas contrapartes da Turma do Lambe-Lambe.

Em 1979 a personagem Gilda teve sua própria série de tirinhas publicadas pelo jornal Última Hora no Rio de Janeiro. Em 1980 tirinhas do "Circo Lambe-Lambe" foram publicadas pelo Jornal do Brasil.

De 1982 até 1984 foi publicada a revista da Turma do Lambe Lambe pela Editora Abril que durou 20 edições, eles nunca tiveram republicações e por isso se tornaram raros. Esses quadrinhos foram desenhados pela equipe de artistas da Editora Abril que também eram responsáveis por desenhar os quadrinhos do Zé Carioca, o que acabou fazendo o design de alguns personagens como Piparote e Ritinha mudar. Em 2015, a Ediouro lançou o Almanaque da Turma do Lambe-Lambe, em comemoração aos 40 anos da franquia.[4]

Referências

  1. Thais Britto (26 de outubro de 2013). «Apresentador do 'Turma do Lambe-lambe' Azulay acorda com o 'Bom Dia Brasil' e é fã de Manoel Carlos». O Globo
  2. «Dublagem Brasileira - Notícias». Dublagem Brasileira. Consultado em 27 de março de 2020
  3. «Oficina de Atores - SAIBA MAIS SOBRE SELMA LOPES». Oficina de Atores. Consultado em 5 de abril de 2020
  4. «'Turma do Lambe-Lambe' está de volta para a criançada». Jornal de Jundiaí. 18 de junho de 2015. Arquivado do original em 19 de novembro de 2015

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.