Unitatis redintegratio

Unitatis redintegratio (Restauração da unidade) é o decreto do Concílio Vaticano II sobre o ecumenismo. Foi aprovado por uma votação de 2.137 a 11 dos bispos reunidos no Concílio e foi promulgado pelo Papa Paulo VI em 21 de novembro de 1964.

O título do documento é retirado das palavras iniciais do texto latino. As palavras iniciais da tradução oficial para o inglês são: “A restauração da unidade entre todos os cristãos é uma das principais preocupações do Concílio Vaticano II”.

Descrição

Unitatis Redintegratio apela à reunificação da cristandade e é semelhante a um apelo anterior à unidade feito pelo Papa Leão XIII na sua carta encíclica de 1894 Praeclara gratulationis publicae. Contudo, Unitatis articula um tipo de eclesiologia diferente da Praeclara. Centra-se na unidade do povo de Deus e nos irmãos cristãos separados, em vez de insistir, segundo a formulação clássica, de que os cismáticos devem regressar ao redil sob a unidade do Vigário de Cristo.

A Unitatis reconhece que existem sérios problemas enfrentados pelas perspectivas de reunificação com comunidades da Reforma que não fazem nenhuma tentativa de reivindicar a sucessão apostólica como faz a comunhão anglicana. As comunidades eclesiais que aderem ao Calvinismo são um caso particularmente desafiador porque elas e o Catolicismo têm importantes diferenças doutrinárias em questões fundamentais como a eclesiologia, a liturgia e a mariologia. Outras comunidades têm diferenças doutrinárias insolúveis com o Cristianismo Católico porque a sua teologia da Santíssima Trindade é manifestamente incompatível com a doutrina articulada pelo Concílio de Nicéia na Igreja primitiva.

Desenvolvimentos subsequentes

O Papa João Paulo II refere-se e desenvolve o ensinamento da Unitatis Redintegratio na sua carta encíclica de 25 de maio de 1995, Ut unum sint.

O Cardeal Walter Kasper discutiu a situação dos problemas do documento no 40º aniversário da promulgação do Unitatis em comentários intitulados "The Decree on Ecumenism – Read Anew After Forty Years".[1]

Referências

  1. Kasper, Walter (11 de novembro de 2004). «The Ecumenism Decree – read anew after 40 years». vatican.va. Consultado em 21 de junho de 2022. Arquivado do original em 17 de abril de 2005

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.