Universidade de Castela-Mancha

A Universidade de Castela-Mancha (em castelhano: Universidad de Castilla-La Mancha) é uma universidade pública espanhola, com campus nas cidades de Albacete, Cuenca, Cidade Real e Toledo, na Espanha.

Universidade de Castela-Mancha
Universidade de Castela-Mancha
UCLM
Fundação 30 de junho de 1982
Tipo de instituição Pública
Localização Cidade Real, Castela-Mancha, Espanha
Reitor(a) Miguel Ángel Collado Yurita
Docentes 2.386
Total de estudantes 31.460
Graduação 28.264
Pós-graduação 3.196
Campus Albacete
Cuenca
Cidade Real
Toledo
Orçamento anual 219.765.050 € (2018)
Página oficial www.uclm.es

Foi fundada em 1982, iniciando seu primeiro ano acadêmico em 1985, integrando os diferentes centros universitários que existiam até então. Atualmente conta com 30.000 alunos e 2.300 professores, oferecendo mais de 50 diferentes cursos de graduação e mais de 100 pós-graduações em todas as áreas do conhecimento.[1]

História

Siglas da Universidade de Castilla-La Mancha

Embora sua criação formal remonte a 1982, é em outubro de 1985, quando ocorre o nascimento efetivo da Universidade de Castilla-La Mancha. A sua implementação representou a vocação da Comunidade Autónoma de adquirir o seu próprio sistema universitário, ao serviço dos quase dois milhões de cidadãos instalados nos 80.000 km² do seu território. Universidade então chamado castelhano-manchega foi criado pela Lei de 30 de junho de 1982, que entrou em vigor em 1985, por decreto real pelo qual novos centros foram criados e integrados nos novos existentes universitários.

Embora historicamente houve várias instituições de ensino superior no que é hoje o território da Comunidade Autónoma de Castilla-La Mancha, assim como a Universidade Real e Pontifícia de Nossa Senhora do Rosário de Almagro, criado em 1550 e abolido em 1807; a Universidade de San Antonio Portaceli, de Sigüenza, onde os diplomas acadêmicos poderiam ser obtidos a partir de 1489, transformados em uma escola adicional à Universidade de Alcalá em 1824 e encerrada em 1837; e, acima de tudo, a Universidade Real e Pontifícia de Santa Catalina, de Toledo, criada em 1485 e convertida em 1845 em uma escola secundária. Anteriormente, a partir de 1172 aparecem na Cidade Imperial as escolas "Catedral" de origem da histórica Escola de Tradutores, que hoje tem uma vida renovada.

Com a criação da Universidade de Castilla-La Mancha são integrados em uma única instituição universidades diferentes existentes na região que até então dependiam de diferentes universidades: Complutense e Politécnica de Madrid, os de Ciudad Real e Toledo; Autónoma de Madri, as de Cuenca; e Múrcia, os de Albacete. A estes centros serão acrescentados posteriormente faculdades e escolas de nova criação para configurar o que é hoje a Universidade de Castilla-La Mancha. Em 1982, o professor Javier de Cárdenas e Chávarri foi nomeado presidente do Comitê de Gestão responsável pelo lançamento da Universidade de Castilla-La Mancha. Um ano depois, e até 1988, essa posição seria preenchida pelo professor Isidro Ramos Salavert, atualmente reitor honorário da Universidade de Castilla-La Mancha.

Durante 1995, o Conselho de Representantes Estudantis da UCLM (CRE) foi criado por aprovação do Conselho de Governo, cujo primeiro presidente foi Luis Cabeza. A partir de hoje, esta organização continua a ser o representante oficial dos mais de 30.000 estudantes da UCLM. Entre suas atividades, destacam-se as 15 edições da Semana Cultural de Estudantes, juntamente com o "Big Day" (Intercampus) Campanhas Brinquedos Natal Solidário, e participação ativa na criação do Conselho de Estudantes Universitários do Estado (CEUNE) .3

No claustro realizada em 17 de março de 1988 em Ciudad Real, é eleito como o primeiro reitor do Professor UCLM de Direito Penal e até então decano da Faculdade de Direito de Albacete, Luis Arroyo Zapatero, que seria reeleito em 1991, 1995 e 1999. em 2003, ele foi eleito para suceder professor de físico-Química Atazar Ernesto Martinez, que permanecerá no cargo até dezembro de 2011, a data em que foi proclamada a atual reitor, professor de direito Financeiro e Tributário Miguel Angel Collado Yurrita.

Vista panorâmica da Plaza de la Universidad da Cidade Universitária de Albacete, um dos campus de Albacete

Ver também

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.