Vale de Açores

Vale de Açores é uma localidade portuguesa pertencente à União de Freguesias de Mortágua, Vale de Remígio, Cortegaça e Almaça, ao município de Mortágua e ao distrito de Viseu, com 797 habitantes (2011).[1] É a segunda maior localidade do município de Mortágua, só ultrapassada pela própria sede do concelho.

Vale de Açores
Distrito Viseu
Município Mortágua
Freguesia Mortágua, Vale de Remígio, Cortegaça e Almaça
Área  ? km²
População 797 hab. (2011)
Densidade  ? hab./km²
Orago Nossa Senhora da Piedade
Código postal 3450
Sítio União de Freguesias de Mortágua, Vale de Remigio, Cortegaça e Almaça
Povoações de Portugal

É local de feira nas 1ª e 3ª quinta-feira do mês.

Em Vale de Açores distingue-se uma Casa Senhorial.

Instalada em terra fértil para a agricultura, a Casa tem uma estrutura adaptada às vivências rurais e é um exemplo da ocupação senhorial: um andar térreo para o armazenamento de produtos e de alfaias agrícolas, e um andar superior destinado a habitação dos senhores (salas, quartos de dormir e cozinhas). Na fachada principal, a escada de um lanço dá acesso ao andar que possui janelas em guilhotina.

Na época em que vigorou o regime senhorial, quem trabalhava a terra não eram os seus proprietários. Estes pertenciam, no caso desta Casa, à nobreza e não estavam sujeitos ao pagamento de impostos. Cultivavam a terra os que viviam no senhorio e pagavam impostos com uma parte daquilo que produziam.

Para a cobrança dos direitos reais (os impostos que cabiam à fazenda real) existia, no concelho, o donatário chamado Senhor de Mortágua. A este, o rei concedia a autoridade de cobrar impostos aos moradores e mercadores em trânsito, com o privilégio de ficar com os lucros que iam para além dos direitos reais. Até ao século XIX, Mortágua teve dezassete donatários.

Segundo a tradição, no local desta Casa Senhorial estaria, no século XV, a de Dona Mécia de Sousa, Senhora de Mortágua porque seu pai, Dom Gonçalo Eanes de Sousa, donatário de Mortágua, não teve herdeiro varão. No século XVII, a Casa foi dos duques do Cadaval, que foram donatários da Vila.

A Casa Senhorial de Vale de Açores era pousada da família real quando passava por Mortágua. Consta que aqui estiveram hospedados o rei D. João I e o Infante D. Henrique quando vivia em Viseu, e há referências que nela se hospedou D. Pedro II.

Referências

  1. INE (2012). «Ficheiros síntese: por lugar» (XLSX-ZIP). Censos 2011 (resultados definitivos). informação na célula "BX 68". Instituto Nacional de Estatística. Consultado em 27 de agosto de 2016
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.