Varia di Palmi

O Varia di Palmi é uma festa católica que acontece em Palmi, em honra à "Nossa Senhora da Carta Sagrada", patrona e protetora da cidade. A festa religiosa ocorre no último domingo de agosto. O evento é o principal festival da região da Calábria.

Varia di Palmi, 2008

A Varia é um enorme vagão sagrado que representa o universo e a Assunção da Virgem Maria. Acima do sagrado carro, carregado nos ombros de 200 "mbuttaturi" (transportadores) e com uma altura de 16 metros, são colocados números e figuras humanas que representam a Virgem Maria (criança localmente conhecida simplesmente como Animella), Deus (localmente conhecida simplesmente como Padreterno), os apóstolos e anjos. Interessante é também a procissão: um dia antes do transporte da Varia, a pintura de "Nossa Senhora da Carta Sagrada" e o santuário do "cabelo sagrado".

O evento faz parte da rede da "celebração de grandes estruturas processionais a ombro", inserida em 2013 na lista da UNESCO como "Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade"[1].

O evento foi catalogado como "patrimônio imaterial" das regiões de Itália pelo "Istituto Centrale Per la Demoetnoantropologia" ("Instituto Central para a demo etno antropologia"), em Roma. O festival é organizado pela Prefeitura de Palmi, sob o patrocínio da província de Reggio Calabria, na região da Calábria e instituições religiosas.

As origens do festival são datadas de 1582, quando o Senado de Messina deu um fio de cabelo da Virgem Maria à cidade de Palmi, em gratidão pela ajuda prestada à cidade siciliana durante uma praga. Como resultado deste dom, Palmi Messina importou a tradição de celebrar a Assunção de Maria com uma carruagem votiva que representam o evento.

Desde 1900, a Varia teve vários prêmios, incluindo a capa de uma edição de La Domenica del Corriere, emitir um selo postal produzido pelo Estado Mint e combinado com uma loteria nacional.

Além disso, o evento tem sido objeto de numerosos documentários e serviços de televisão transmitidos em estações de rádio nacionais, como Rai Tre (2009) e Rete 4 (2006), bem como as transmissões ao vivo em emissoras locais ou por satélite.

Galeria de Fotos

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.