Galizes

Galizes e Vendas de Galizes formam uma aldeia do interior de Portugal que dista 7 km da sede de concelho (Oliveira do Hospital) e 3 km da sede de freguesia (Nogueira do Cravo).

Galizes

Adro
Gentílico Galizenses


Distrito Coimbra
Município Oliveira do Hospital
Freguesia Nogueira do Cravo
Código postal 3400

Até 1836 era uma freguesia pertencente ao concelho, extinto nesse ano, de Nogueira do Cravo, tendo sido incorporada na freguesia desta aldeia.

A referência mais antiga a Galizes encontra-se documentada na Carta de Couto de Lourosa de 1132.

O topónimo Galizes pensa-se ser uma designação étnica, sinónimo de Galegos, seria a terra povoada por Galegos.[1] O topónimo Vendas designa o lugar onde se faziam vendas ou mercado à beira da estrada, trata-se, portanto, de um topónimo viário.[2]

As Vendas de Galizes, no século XIX, eram um ponto de paragem e descanso das diligências que faziam a ligação entre Guarda e Coimbra.

É atravessada pelo ribeiro Ribelas, conhecido localmente como o Ribeiro de Galizes, que é um afluente do Rio Mondego.

Em 1668 foi fundada, pelo Padre Dr. João Álvares Brandão (natural da povoação), Vigário Geral do Bispado de Coimbra, a Santa Casa de Misericórdia local com o objectivo de cumprir as 14 Obras de Misericórdia, concretizadas na protecção e apoio aos órfãos e peregrinos e na prestação de serviços religiosos.[3]

Património

O granito está muito presente, tanto no casario mais antigo como no património histórico. A Santa Casa da Misericórdia é proprietária de parte importante do património histórico. São exemplo disso a Igreja da Misericórdia, construída em 1670 (doação do Padre Dr. João Álvares Brandão). Edifício que conserva a frontaria primitiva, mas a torre, com o corpo e a capela-mor são de uma reforma do princípio do século XIX; o Campanário, que pertencia à antiga igreja de freguesia; e o Cruzeiro em granito que se situam no adro da Igreja.

O Calvário que se situa no ponto mais alto da aldeia é também um ponto de interesse pela sua beleza paisagística. A "Procissão das Endoenças" era realizada todos os anos, em peregrinação a este ponto, na Quinta-feira Santa.

Nesta povoação existem sete fontanários, dois dos quais Fontes de Chafurdo.

Equipamentos sociais

  • Lar Residencial - Casa de Nossa Senhora da Visitação.

Colectividades

  • Santa Casa da Misericórdia de Galizes;
  • Sociedade de Recreio e Cultura dos Povos de Galizes e Venda de Galizes.

Referências

  1. «Basteira: Toponimia. Antroponimia». Consultado em 16 de Janeiro de 2012
  2. «Toponímia galego-portuguesa e brasileira». Consultado em 16 de Janeiro de 2012
  3. «Santa Casa da Misericórdia de Galizes». Consultado em 16 de Janeiro de 2012
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.