Via Merulana

Via Merulana é uma rua no rione Esquilino de Roma, Itália, ao sul da estação Roma Termini e a meio caminho entre a Piazza Vittorio Emanuele II e o Parque do Monte Ópio.

Via Merulana

História

A rua liga duas grandes basílicas papais, Santa Maria Maggiore e San Giovanni in Laterano, e seu nome é uma referência à família que detinha a posse desta região durante a Idade Média. A rua atual foi iniciada pelo papa Gregório XIII (r. 15721585) e terminada não muito depois da morte do papa Sisto V (m. 1590).

Na rota descrita está a igreja Sant'Antonio da Padova e o convento franciscano anexo. Antigamente, o local era ocupado pela Villa Giustiniani Massimo. No cruzamento com a Via Labicana está a antiga Santi Marcellino e Pietro al Laterano e no cruzamento com a Via di San Vito, Sant'Alfonso di Liguori all'Esquilino, dos redentoristas[1]. Outras instituições na rua incluem o Museo Nazionale d'Arte Orientale e a Pontifícia Universidade Antonina. A antiga San Matteo in Via Merulana foi demolida em 1810.

Referências

  1. «Via Merulana» (em italiano). Roma Segreta

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.