Villino Levi

Villino Levi é uma pequena villa com um palacete eclético localizada na esquina da Via Boncompagni com a Via Nerva, no rione Sallustiano de Roma.

Vista do Villino Levi.

História

Esta villa foi construída por volta de 1890 para o barão Giorgio Levi delle Trezze pela empreiteira de Zeffiro Rossellini com base num projeto de Augusto Giustini. Em 1905, o edifício foi ampliado pelo engenheiro Carlo Pincherle[1].

O barão, que era veneziano, e sua mulher, Xenia Poliakoff, que era russa, foram presos em 1944, deportados e morreram no campo de concentração de Auschwitz[2].

Descrição

Em sua estrutura original, o palacete era composto por um corpo principal de forma aproximadamente cúbica, dois pisos e mais um ático. A partir dela se projetavam dois corpos avançados de um piso apenas na fachada norte (de frente para a Via Boncompagni e sul (de frente para o jardim), entre os quais se entediam dois terraços aos quais se chegava através do piso nobre do palacete. A reestruturação realizada por Pincherle se concentrou do lado norte e levou à construção de uma nova fachada de frente para a via que incorporou e aumentou a altura do corpo avançado, ligando-o ao edifício principal. Sobre ele foi construída uma torreta num novo terceiro piso[3].

Augusto Giustino modelou o projeto segundo os ditames de um faustoso rococó, cujas ricas e elaboradas decorações (cornijas marcapiano, molduras nas janelas, colunas, balaustradas, lógias) envolvem completamente o edifício. A extensão de Pincherle seguiu os mesmos ditames e hoje é praticamente indistinguível da construção original. Apenas a decoração da torreta parece um pouco mais simples[3].

A cerca de ferro forjado original que cercava o jardim foi substituída em algum momento por uma balaustrada vagamente inspirada na do terraço do corpo avançado do lado sul. Além disto, na esquina da Via Nerva com a Via Boncompagni foi construída uma garagem para automóveis[3].

Referências

  1. «Villino Levi» (em italiano). InfoRoma
  2. «Levi delle Trezze, Giorgio» (em italiano). CDEC Digital Library
  3. Piacentini, Marcello (1952). Le vicende edilizie di Roma dal 1870 ad oggi (em italiano). [S.l.]: Fratelli Palombi
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.