Vinko Globokar

Vinko Globokar (Anderny, França, 7 de julho de 1934) é um trombonista e compositor francês contemporâneo de ascendência eslovena. Atualmente reside em Paris.

Vinko Globokar
Vinko Globokar
Nascimento 7 de julho de 1934 (89 anos)
Anderny
Cidadania França, Eslovénia
Alma mater
Ocupação compositor, maestro, professor de música, músico de jazz, professor universitário, trombonista
Prêmios
  • Prêmio Prešeren
Empregador(a) Hochschule für Musik und Tanz Köln
Movimento estético música clássica
Instrumento trombone

A sua música é notável pelas técnicas inconvencionais, que o aproximam de alguns dos seus contemporâneos, como é o caso e Salvatore Sciarrino and Helmut Lachenmann.

Obteve diploma em Trombone e Música de Câmara pelo Conservatório Nacional de Paris, onde estudou orquestração com René Leibowitz e contraponto com André Hodeir, tendo continuado seus estudos com Luciano Berio.[1].

Ele conduziu seus trabalhos com as orquestras Westdeutscher Rundfunk, Radio France, Radio Helsinki, Radio Ljubljana, Orquestra Filarmônica de Varsóvia e Orquestra Filarmônica de Jerusalém.

De 1967 a 1976 foi professor na Musikhochschule. Em 1969 ele foi um dos fundadores do grupo de livre improvisação New Phonic Art. De 1973 a 1979 ele chefiou o departamento de pesquisa em música vocal e instrumental na IRCAM em Paris. De 1983 a 1999 ensinou orquestração com a Orquestra Giovanile Italiana em Fiesole, Florença. Em 2003 foi condecorado como membro honorário da Sociedade Internacional para a Música Contemporânea[2].

Referências

  1. «Vinko Globokar Bio - Ojai Music Festival». Ojai Music Festival (em inglês). Consultado em 18 de abril de 2016
  2. «Vinko Globokar». www.ricordi.de. Consultado em 18 de abril de 2016
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.