Vivianne Crowley

Vivianne Crowley é uma escritora, professora universitária, psicóloga e terapeuta inglesa,[1] que foi, para além disso, Alta Sacerdotisa Wiccan. Como professora catedrática, costuma dar palestras sobre a psicologia da religião no King's College de Londres, da Universidade de Londres. É, também, professora assistente no Union Institute, em Cincinnati, Ohio. No entanto, é mais conhecida pelos seus best-sellers, que dão a conhecer a tradição wiccan, traçando pontes entre a Antiga Religião e as religiões mais praticadas hoje em dia.

Vivianne Crowley
Vivianne Crowley
Nascimento século XX
New Forest
Cidadania Reino Unido
Alma mater
Ocupação ensaísta, psicóloga, escritora
Empregador(a) King's College de Londres

Biografia

Infância

De descendência irlandesa, Vivianne Crowley cresceu na região de New Forest - local com um grande historial ligado à feitiçaria e ao folclore (aliás, foi nessa mesma zona, que Gerald Gardner e Sybil Leek deram os primeiros passos na Bruxaria), facto que influenciou, com certeza, a sua relação com a Wicca. Embora tenha frequentado escolas católicas e protestantes (que lhe deu uma outra compreensão da existência de diferentes religiões e tradições espirituais), Vivianne foi desperta para o mundo oculto, muito cedo, pela própria mãe que, por ser portadora de uma incrível habilidade psíquica, alertava-a para um outro mundo que estava além dos cinco sentidos. As distracções infantis passavam por estar em harmonia com a Mãe-Natureza, em equilibrar as suas energias - provenientes das árvores, da terra e da mudança de estação. Vivianne vivia num mundo encantado. A partir dos seu oitavo aniversário, a menina começou a testar e a praticar as suas capacidades mágicas, aprendendo sozinha a leituras das cartas do Tarot e exemplificando-as com os seus colegas de escola.

Pré-adolescência

Por volta dos seus onze anos, e influenciada pelos artigos noticiosos sobre Gerald Gardner e de Alex Sanders, Vivianne sucumbiu à curiosidade e começou a pesquisar assuntos abarcados pela Bruxaria. Das suas leituras e interpretações do que via/ouvia no meios de comunicação social, Vivianne chegou a formar o seu próprio conventículo (no recreio da escola, com as suas colegas mais chegadas) e a proceder um espécie de ritual de iniciação. Todas estas experiências infantis/juvenis contribuíram para que, aos catorze anos, Vivianne quisesse passar por um ritual de iniciação, pois começara a compreender muito mais do que uma arte prática, que visava ajudar as pessoas através de ervas e simpatias de cura, a Bruxaria tinha, na verdade, um carácter espiritual, no qual a mulher assumia um papel de destaque. Ainda que gradual, esta descoberta entusiasmou-a a escrever uma carta, pouco tempo depois, para o conventículo de Alex e Maxine Sanders que responderam ter de esperar pela maioridade para receber a iniciação desejada.

Início de vida adulta

Assim o fez: despediu-se de New Forest para ingressar no curso de Psicologia na Universidade de Londres. Assim que completou os ansiados dezoito anos, Vivianne recandidatou-se e conseguiu uma das vagas do conventículo dos Sanders. Todavia, em 1973, o matrimónio de Alex e Maxine Sanders findou, provocando, consequentemente, uma série de mudanças no conventículo de Londres. Insatisfeita, Vivianne não se adaptou a essas mudanças acabando por substituir esse conventículo por outro de ensinamentos gardnerianos.

Vida a dois

Alguns anos depois, Vivianne conheceu Chris, com o qual se casou a 1979. Na altura em que se conheceram, Chris não revelou muito interesse sobre a tradição wiccan. Porém, com os ensinamentos da sua esposa, apreendeu e assumiu essa nova doutrina, acabando por se iniciar na Arte. O conventículo formado por este casal - que ainda hoje se mantém no activo - foi/é fundamental para a disseminação dos ensinamentos wiccans e, com isso, proporcionaram a muitas pessoas (da Grã-Bretanha, Europa Continental e Estados Unidos) a criação dos seus próprios conventículos da mesma linhagem.

Importância para o Neo-Paganismo

Em 1988, devido à falta de espaços para o ensino público da bruxaria e já com um surpreendente número de pessoas interessadas em frequentá-lo, Vivianne funda o Wicca Study Group, em Londres. O centro de estudos teve tanto sucesso que foi, mais tarde, expandido para a Alemanha e América do Norte. Nesse mesmo ano, torna-se secretária da Federação Pagã[2] e o seu marido Chris tesoureiro (que mais tarde viria a assumir o cargo de presidente). Em 1989, é publicado o seu primeiro livro: Wicca: The Old Religion in the New Age, do qual obteve um excelente feedback da parte do público . Aliás, é considerado um dos gurus da literatura sobre a Wicca.[3] [Em 1996, a propósito de uma revisão, este livro passou a intitular-se: Wicca: The Old Religion in the New Millennium]. Para além de ter sido o primeiro livro de Vivianne, foi dos que lhe deu mais fama, pois clarifica muitos dos tabus envoltos nesta tradição, evidenciando a personalidade espiritual e criativo da mesma. Outras obras literárias que se destacam são: Phoenix from the Flame and Pagan Spirituality in the Western World (1994), Principles of Paganism (1996), Principles of Wicca (1997), Principles of Jungian Spirituality (1998) e Celtic Wisdom: Seasonal Festivals and Rituals (1998). [4]

Vivianne Crowley tem dado muitas e importantes contribuições para a Wicca e para outras tradições neo-pagãs, contribuiu para a sua divulgação e tem vindo a estabelecer fortes redes a nível mundial, desde a Europa às Américas. Como recompensa da sua dedicação, as tradições neo-pagãs são agora alvos de estudos académicos e reconhecimento inter-religioso.

Livros publicados

  • 1989: Wicca: The Old Religion in the New Age (revisto em 1996, passando a intitular-se Wicca: The Old Religion in the New Millennium ISBN 978-0722532713
  • 1994: Phoenix from the Flame: Pagan Spirituality in the Western World ISBN 978-1855381612
  • 1996: Principles of Paganism ISBN 978-1855385078
  • 1998: Principles of Wicca ISBN 978-0722534519
  • 1998: Principles of Jungian Spirituality: The Only Instruction You'll Ever Need ISBN 978-0722535783
  • 1998: Celtic Wisdom: Seasonal Festivals and Rituals ISBN 978-0806970561
  • 2003: The Goddess Book of Days ISBN 978-1843336235


Referências

Notas de rodapé
    Bibliografia
    • Hjelm, Titus (2005). Mitä wicca on? [What is Wicca?. [S.l.]: Like. ISBN 0952-471-502-3 Verifique |isbn= (ajuda)
    • Hutton, Ronald (1999). Triumph of the Moon. [S.l.]: Oxford University Press. ISBN 0-19-286449-6 Verifique |isbn= (ajuda)
    • Rosemary, Ellen Guiley (1999). The Encyclopedia of Witches and Witchcraft. [S.l.: s.n.]

    Ligações externas


    1. in Controverscial.com - acedido a 31 de Agosto de 2011
    2. in [Hutton, Ronald (1999), pp. 373
    3. in Hjelm, Titus (ed.) (2005), pp. 28
    4. in História de Mulheres - acedido a 1 de Setembro de 2011
    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.