William Fowler

William Fowler (Winterton, Lincolnshire, 12 de Março de 1761 Winterton, 22 de Setembro de 1832) foi um artista gráfico inglês que se destacou pelas suas gravuras reproduzindo pavimentos romanos encontrados em escavações feitas na Grã-Bretanha.

Retrato de William Fowler (gravado por William Bond a partir de uma pintura de George Francis Joseph).

Biografia

Fowler nasceu em Winterton, Lincolnshire a 12 de março de 1761, filho de Joseph Fowler, um construtor em "The Chains" na West Street. Decidido a seguir a profissão paterna, formou-se em arquitectura e instalou-se como construtor em Winterton.

Por volta de 1796 fez desenhos reproduzindo alguns mosaicos romanos descobertas na região de Winterton e entregou-os em Londres a um seu cunhado para ali serem gravados. Dedicou-se então ao estudo do processo da gravura em metal com recurso a placa de cobre, e em abril de 1799 produziu a sua própria gravura colorida de um pavimento romano encontrado em Roxby, Lincolnshire. Entre 1799 e 1829 publicou três volumes de gravuras coloridas de vinte e cinco pavimentos, trinta e nove peças de vidro pintado, cinco latões e placas entalhadas, quatro fontes e oito temas diversos. Também criou, pelo menos, vinte e nove gravuras inéditas, a maioria dos objetos da Antiguidade Clássica europeia. Muitas das suas gravuras foram publicados acompanhada por rebordos impressos.

Travou conhecimento com Sir Walter Scott e outras celebridades, e foi apresentado em pelo menos uma ocasião à família real no Castelo de Windsor. Alguns de seus trabalhos podem ser vistos no North Lincolnshire Museum, em Scunthorpe, e na Baysgarth House Museum, em Barton-on-Humber.

Sir Joseph Banks disse dele: "Outros têm-nos mostrado o que eles pensaram que esses vestígios deveriam ter sido, mas Fowler tem-nos mostrado o que são, e é isso que nós queremos".[1] O Dictionary of National Biography afirma que os seus trabalhos se distinguem por uma estrita fidelidade, notável ao tempo. Sempre que possível, trabalhou a partir de traçados, decalques e outras formas de reprodução file dos originais. Afirma-se que foi o primeiro a introduzir as linhas de chumbo em representações de vidro pintado.[1]

Conhece-se um seu retrato, executado por William Bond a partir de uma pintura de George Francis Joseph, A.R.A., datado de 4 de Junho de 1810.

Fowler, apesar de membro da Igreja Anglicana, era também ‘class-leader’ entre os Metodistas.

Faleceu a 22 de Setembro de 1832, e foi enterrado em Winterton sob uma laje cruciforme.

Prédios e obras arquitetônicas por William Fowler

A maior parte das informações sobre os edifícios e os trabalhos de renovação de Fowler vem de The Correspondence of William Fowler, que foi publicado em particular por seu neto em 1907.

Trabalho de renovação para igrejas

  • Manton. Lincolnshire. 1809.
  • Appleby 1820-3
  • Winteringham 1827.
  • Adlingfleet, Yorkshire.

Casas

  • Cleatham Hall Coach House. 1802.
  • Reitoria Leadenham. Lincolnshire 1821–3.
  • A Reitoria, Caythorpe, Lincolnshire. Possivelmente reformado por Fowler para o Rev. George Woodcock em 1827. Plano com alpendre central de dois andares e meio. No jardim uma casa de jardim com ameias góticas.
  • Gate Burton Hall 1824–187.
  • Vicarage de Messingham, Lincolnshire. 1813–18.
  • Quinta de Roxby Low Rise
  • Subdeanery, Minster Yard, Lincoln. c. 1813.
  • Appleby Hall 'Lincolnshire 1821-3. Agora demolido.
  • Winterton * The Chains ou “Gothic Cottage”, West Street ,. 1827–8. Construído por Fowler para si mesmo. A casa rebocada tem uma vaga central baixa ladeada por vãos de três andares, cujos andares superiores se projetam sobre molhes côncavos. Essas saliências foram parcialmente construídas para fornecer mais suporte.
  • Appleby Spring Wood House, 1823. Esta casa foi atribuída a Fowler ou a seu filho Joseph. Um pavilhão de caça gótico acastelado, com asas flanqueando uma peça central inclinada. No interior, encontra-se uma sala octogonal conhecida como refeitório, com abóbada de gesso e mobília gótica original. Está listado como Grau II.

Outras construções

  • Escola Nacional de Newark, Nottinghamshire. agora a Mount School.
  • Biblioteca de assinaturas e sala de leitura de Newark, Market Place.

Referências

  1. "Fowler, William (1761-1832)". Dictionary of National Biography. (1885–1900)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.