William Habington

William Habington [1] (Worcestershire, 4 de novembro de 1605 - 30 de novembro de 1654) foi um poeta e historiador inglês.

Ele nasceu em Hindlip Hall, Worcestershire, e pertencia a uma conhecida família católica. Seu pai, Sir Thomas Habington, um erudito e colecionador de antiguidades, esteve envolvido na trama em favor de Maria Stuart, Rainha da Escócia. Seu tio, Sir Edward Habington, foi decapitado em 1586 sob a acusação de conspirar contra Elizabeth I juntamente com Sir Anthony Babington. À sua mãe, Mary Habington, foi atribuída a revelação da Conspiração da Pólvora.

William Habington teve sua formação em Paris e Saint-Omer. Segundo o historiador Anthony Wood, em Athenae, Habington teria voltado à Inglaterra "para escapar da insistência dos jesuítas para que se juntasse à ordem", mas sua única fonte é um comentário feito pelo ex-católico James Wadsworth em seu English Spanish Pilgrim [2].

Por volta de 1632, ele se casou com Lucy, segunda filha de Sir William Herbert, primeiro Barão de Powis. A ela o poeta dedicaria seu livro Castara, de poemas líricos, publicado anonimamente em 1634. Em 1635 apareceu uma segunda edição, ampliada de três textos em prosa, 14 novos poemas e oito elegias a seu amigo e parente, George Talbot, nono Conde de Shrewsbury. A terceira edição (1640) contém uma terceira parte, com o texto em prosa A holy man ("Um homem santo") e 22 poemas devocionais.

Habington também escreveu uma tragicomédia, The Queen of Arragon (1640), publicada sem o seu consentimento por seu parente, o Conde de Pembroke, mais tarde republicada no período da Restauração Inglesa; e ainda um volume com seis ensaios sobre eventos históricos contemporâneos, Observations upon History (1641) .

Referências

  1. No "Dicionário Universal Ilustrado", Ed. João Romano Torres, 1911, seu nome aparece grafado como Guilherme Abington
  2. Artigo sobre William Habington na "Catholic Encyclopedia" (em inglês)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.