Xaréu-preto

Caranx lugubris, conhecido no Brasil como xaréu-preto ou ferreiro, é uma espécie de peixe bastante comum no Nordeste do Brasil. Mede cerca de 1 metro de comprimento e sua coloração vai de marrom-escuro a preto. Em geral, tem o primeiro espinho da nadadeira dorsal sob a pele.[1]

Caranx lugubris
Xaréu-preto

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Superfamília: Percoidea
Família: Carangidae
Gênero: Caranx
Espécie: C. lugubris
Nome binomial
Caranx lugubris
Poey, 1860
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição
Mapa de distribuição
Sinónimos
  • Caranx ascensionis
    Cuvier, 1833
  • Caranx frontalis
    Poey, 1860
  • Caranx ishikawai
    Wakiya, 1924
  • Caranx tenebrosus
    Jordan, Evermann & Wakiya, 1927

Habitat

Costuma ser encontrado entre 24 e 65m de profundidade, podendo chegar até os 350 m. É um peixe de regiões tropicais e sub-tropicais que vive quase que exclusivamente em águas limpas, sobretudo na beira de recifes ou próximos a grandes depressões subaquáticas, ocasionalmente em cardumes. Trata-se de uma espécie circuntropical, podendo ser encontrado em todos os mares tropicais e subtropicais do mundo, especialmente nas águas territoriais do Brasil, México, Estados Unidos, África do Sul, Mar Vermelho, Indonésia, Polinésia Francesa, Austrália e Ilha de Páscoa.

Características

O xaréu-preto adulto mede de 38 cm a 100 cm de comprimento - em média, cerca de 70 cm. É dotado de nove espinhos dorsais, 20 a 22 raios (espinhos macios) dorsais, três espinhos anais e 16 a 19 raios anais. O maior peso já registrado de um espécime foi de 17,9 Kg.

Referências

  1. (em inglês) Caranx lugubris Poey, 1860. fishbase.de


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.