Zótico de Comana

Zótico (em latim: Zoticus) foi um mártir e bispo de Comana Pôntica no século III. A cidade é por vezes identificada como sendo ainda Comana na Capadócia[1], o que é disputado por outras fontes como a Enciclopédia Católica[2], que sugere uma Comana na Itália[3].

 Nota: Para outras pessoas de mesmo nome, veja Zótico.
São Zótico de Comana
Mártir; Bispo de Comana
Nascimento século II
Morte 204
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 21 de julho
Portal dos Santos

Ele é conhecido por sua luta contra a heresia montanista[1]. Baseado em Eusébio de Cesareia, sabemos que Apolônio de Éfeso falou em sua obra (perdida) sobre Zótico, que havia tentado exorcizar uma tal Maximila, mas teria sido impedido por Temiso, e sobre o bispo-mártir Tráseas, outro adversário do Montanismo[4].

Zótico sofreu o martírio durante uma perseguição aos cristãos na época de Sétimo Severo[3] por volta de 204[1]. Uma Vita de Zótico, chamada "Vita Zotici", foi escrita durante o reinado do imperador bizantino Miguel IV Paflagônio (r. 10341041).

A cidade de Saint-Zotique, Quebeque, foi batizada em sua homenagem.

Referências

  1. Butler, Alban (1866). Lives of the Saints (em inglês). VII. [S.l.: s.n.]
  2. "Comana" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.
  3. «St. Zoticus» (em inglês). Catholic Online
  4. Eusébio de Cesareia. «18». História Eclesiástica. The Manner in which Apollonius refuted the Phrygians, and the Persons whom he Mentions. (em inglês). V. [S.l.: s.n.]
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.