Zimapán

Zimapán é um município mexicano do estado de Hidalgo. Foi fundado em 1522 pelos espanhóis, seu nome deriva das raízes náuatles, cimatl “construção” e pan “em” ou “sobre” que significa “sobre a construção ou entre construções”.

México Zimapán

Zimapán

 
  Cidade  
Símbolos
Brasão de armas de Zimapán
Brasão de armas
Gentílico não se dispõe
Localização
Zimapán está localizado em: México
Zimapán
Coordenadas 20° 59' 25" N 98° 39' 25" O
País México
Estado Hidalgo
Características geográficas
População total 34,476 hab.
Densidade 39,86 hab./km²
Altitude 1,780 m
Fuso horário -6
Sítio www.zimapan.gob.mx/wb2/

O município localiza-se a 144 km de Pachuca, entre os paralelos 20˚44´ de latitude norte e 99˚23´de longitude oeste, a uma altura de 1,780 metros sobre o nível do mar.

Limita-se a norte com os municípios de Pacula e Jacala; ao sul com os de Tecozautla e Tasquillo; a leste com o de Nicolás Flores e Ixmiquilpan e a oeste com o estado de Querétaro.

Destacam-se neste município o Parque Nacional De Los Mármoles, o Hotel Royal Spa e a Parroquia De San Juan Bautista.

Atualmente Zimapán é um tranquilo lugar turístico caracterizado por arquitetura colonial; mas o lugar é bem conhecido historicamente porque o elemento químico vanádio foi descoberto pelo professor Andrés Manuel del Río em 1801, em amostras minerais provenientes deste lugar.

Referências

    Ligações externas

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.