Álvaro Fernandes

Álvaro Fernandes, também referido como António Fernandes (século XV), foi um explorador e navegador português. Foi o primeiro europeu a chegar à costa da Guiné-Bissau, em 1446.

Biografia

Era sobrinho de João Gonçalves Zarco,[1] que havia chegado ao arquipélago da Madeira ao serviço do Infante D. Henrique, tendo-se tornado mais tarde governador. Foi criado na casa do Infante D. Henrique e, ainda jovem, teve um papel importante na descoberta da Guiné. Quando a expedição partiu em 1445 em direção à África Ocidental o seu tio confiou-lhe uma caravela em muito bom estado, sob ordem de devotar-se à descoberta.

Como pioneiro, Fernandes ultrapassou todos os servidores do Infante, seus contemporâneos. Após visitar a foz do rio Senegal, dobrando o Cabo Verde e parando em Goree, continuou até ao Cabo dos Mastros, algures entre o Cabo Verde e o rio Gâmbia, o ponto mais meridional até então alcançado. Em 1446 regressou, e avançou muito mais ao longo da costa, até uma baía a 110 léguas a SSE de Cabo Verde, talvez na vizinhança de Conacri e das Ilhas de Los, um pouco aquém da Serra Leoa. Este recorde não seria quebrado até 1461, ano em que foi avistada e batizada a Serra Leoa. Um ferimento, causado por uma seta envenenada, obrigou Fernandes a regressar a Portugal, onde foi recebido com honras e recompensas pelo Infante D. Henrique e por D. Pedro regente do reino e irmão de D. Henrique.

Bibliografia

Referências

  1. «Zarco (João Gonçalves)». Portugal, Dicionário Histórico. Consultado em 18 de Novembro de 2012
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.