.onion

.onion é um sufixo de domínio de nível superior de uso especial que designa um serviço de host (semelhante ao conceito de .bitnet e .uucp, utilizados em épocas anteriores) utilizado para sites ou serviços que se encaixam na rede The Onion Router, conhecida como Tor. Esses endereços não são DNS reais e o .onion TLD não está no Internet DNS root. Porém, com software de proxy instalado e navegadores de Internet, como browser, é possível aceder a sites .onion através da rede de servidores Tor. O objectivo é dificultar o rastreamento, seja do fornecedor, receptor, intermediário ou de um estranho.

.onion
Introduzido 2004
Tipo de TLD pseudo-top-level domain
Status em uso
Patrocinador(a) Tor Project
Intenção de uso rede Tor
Realidade de uso Usada pelos usuários do Tor para serviços em que tanto o usuário como o fornecedor desejam dificultar o rastreamento
Restrições de registo Gerado automaticamente pelo cliente Tor quando um serviço oculto é configurado
Estrutura Os endereços são strins opacas geradas por de chaves públicas
Documentos Documentação
Website de registo www.torproject.org
Logo da rede Tor

Formato

Os endereços .onion pseudo-TLD são opacos, não mnemônicos, compostos por hashes de 16 caractéres alfa-semi-numéricos, gerados automaticamente com base na chave pública quando um serviço oculto do Tor é configurado. Cada caractér de hashes de 16 caracterés pode conter qualquer letra do alfabeto e números decimais começados com 2 e terminados em 7, representando assim um número de 80 bits na base 32.

O nome "onion" (cebola, em inglês) refere-se ao onion routing, a técnica usada pelo Tor para alcançar o grau de anonimato.

WWW para .onion Gateways

Proxies na rede Tor, como Tor2web, onion.to e onion.lu, permitem aceder aos serviços ocultos através de navegadores não-Tor para os motores de busca que não são Tor-aware. Ao usar um gateway, os utilizadores renunciam ao seu próprio anonimato e passam a confiar no gateway para receber as informações. Tanto o gateway como o serviço oculto podem recolher os dados do navegador e o endereço de IP do utilizador. Para utilizar um gateway, substitua o sufixo de domínio .onion de qualquer serviço oculto por .tor2web.org,[1] .onion.to[2] ou .onion.lu.[3]

.exit

.exit é um pseudo-top-level domain usado pelo utilizadores do Tor para indiciar ao software Tor o exit node (nó de saída) prioritário que deve ser usado durante a ligação a um serviço oculto sem a necessidade de editar o arquivo de configuração (torrc)

A sintaxe usada para esses domínios é hostname + .exitnode + .exit, de modo que um utilizador que deseja se conectar a http://www.torproject.org/ através do node tor26 deve inserir a URL http://www.torproject.org.tor26.exit.

Exemplos de uso é aceder um site disponível apenas a determinados países ou verificar se um determinado node está a funcionar.

Os utilizadores também podem inserir unicamente exitnode.exit para aceder o endereço de IP do exitnode.

O .exit é desabilitado por padrão a partir da versão 0.2.2.1-alpha do Tor.[4]

Ver também

  • Tor2web
  • core.onion
  • .bit
  • Lista de serviços ocultos do Tor
  • Onion routing

Ligações externas

Referências

  1. «tor2web.org: visit anonymous websites». Consultado em 16 de setembro de 2009. Arquivado do original em 24 de janeiro de 2009
  2. «Onion.to: Gateway to Tor Hidden Services». Consultado em 13 de agosto de 2013
  3. «Onion.lu: Access the deep web». Consultado em 8 de agosto de 2013. Arquivado do original em 11 de março de 2014
  4. «Special Hostnames in Tor». Consultado em 30 de junho de 2012
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.