Ação (narrativa)

A ação, na literatura, é o movimento físico dos personagens.[1][2]

A ação como modo literário

"Ação é o modo [que] os escritores de ficção usam para mostrar o que está acontecendo em um determinado momento da história", afirma Evan Marshall,[3] que identifica cinco modos de escrita de ficção: ação, resumo, diálogo, sentimentos/pensamentos, e plano de fundo.[4] Jessica Page Morrell lista seis modos de entrega para a escrita de ficção: ação, exposição, descrição, diálogo, resumo e transição.[5] Peter Selgin refere-se a métodos, incluindo ação, diálogo, pensamentos, resumo, cena e descrição.

Enquanto o diálogo é o elemento que dá vida a uma história e seus personagens na página, e a narrativa dá profundidade e substância à história, a ação cria o movimento dentro de uma história. Escrever uma história significa entrelaçar todos os elementos da ficção. De acordo com Kempton, tecer diálogo, narrativa e ação pode criar uma "bela tapeçaria".[1] Uma cena repleta de ação pode parecer irreal porque é provável que os personagens fazendo alguma coisa - qualquer coisa - estariam falando durante a atividade.[1]

Ver também

Referências

  1. Kempton (2004)
  2. Turco (1999)
  3. (Marshall 1998, p. 142)
  4. (Marshall 1998, pp. 143–165)
  5. (Morrell 2006, p. 127)

Bibliografia

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.