APS-95

O APS-95 é um rifle de assalto croata desenvolvido pela fabricante de armamentos Končar-Arma d.o.o a partir de 1995 e vendido até 2007.

Foram fabricadas desde meados de 1995 pela Končar-Arma d.o.o, uma subsidiária da ARMA-GRUPA Corporation, fabricante das metralhadoras ERO e Mini-ERO (cópias do UZI e Mini-UZI de Israel). O APS-95 foi desenvolvido a pedido do exército croata. Durante a Guerra de Independência da Croácia, os armamentos para o lado croata haviam sido fornecidos pelo empresário Antun Kikas, que disponibilizava vários lotes do R4 Vektor, uma cópia dos fuzis de assalto sul-africano e israelense IMI Galil. Os combatentes croatas apreciavam a arma e queriam uma versão de fabricação local como novo padrão fuzil do Exército.

O APS-95 foi oficialmente adotado pelo Exército croata por volta de 1998, adquiridos e distribuídos em quantidades muito pequenas ante as restrições orçamentais para aquisição. O fabricante tentou vender o APS-95 no mercado internacional por vários anos, sem sucesso. O número de fuzis fabricados, e a quantidade adotada pelas forças croatas são desconhecidas até à data, assim é a situação atual da arma. Fotografias e vídeos, a partir da 2011, da Guerra Civil da Líbia, mostram que algumas compras foram feitas pelo general líbio Gaddafi.

Ligações externas


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.