A Iluminante

A Iluminante, ou Grupo Desportivo d'A Iluminante (D.A.I.) foi a primeira equipa de ciclismo verdadeiramente profissional em Portugal.

A Iluminante
Informações
Estatuto
País
Fundação
1942
Pessoas chave
Director(s) desportivo(s)
Alfredo Luiz Piedade
Abílio Gil Moreira
Designação anterior
1942-1946
Desportivo A Iluminante (DAI)
Equipamento
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
equipamento

Resumo Histórico

Camisola da Iluminante (1942)

Criada em 1942, por iniciativa de Amadeu Seabra, Administrador da firma de artigos eléctricos com o mesmo nome (A Iluminante), sediada na Avenida Almirante Reis, 4 a 6, pertença da família Viúva Lamego, contrata os melhores ciclistas da época, bem como o melhor treinador, Alfredo Luiz Piedade, rodeando-se de um staff técnico superior, de que fazia igualmente parte Abílio Gil Moreira, com carros de apoio e assistência mecânica e fabricando uma bicicleta de marca "Flecha", aproveitando-se do fecho da secção de ciclismo do Sport Lisboa e Benfica nos finais de 1941.

De 1942 a 1946, mantém uma forte concorrência com as principais equipas de ciclismo da altura, Sporting, Porto e Sangalhos, assumindo a liderança em muitos períodos desses anos, nomeadamente no ano da sua fundação, em 1942 e do seu encerramento, 1946.

Juntamente com o Sporting Clube de Portugal, mantém vivo o ciclismo de competição em Portugal, nos anos negros da Segunda Guerra Mundial, promovendo provas velocipédicas de pista no Velódromo do Estádio do Lumiar, que arrastavam multidões entusiasmadas na sua assistência, a fim de presenciar os duelos entre os dois maiores sprinters e pistards da altura, Eduardo Lopes (Iluminante) e João Lourenço (Sporting).

Envia ainda os seus ciclistas, Eduardo Lopes, Alberto Raposo e José Martins, conjuntamente com João Lourenço do Sporting, a participar em provas velocipédicas em Espanha, granjeando grande fama no país vizinho, que os apelidava de "Los 4 Mosqueteros", tal era a classe demonstrada na competição directa com os melhores pistards espanhóis e italianos.

Camisola da Iluminante (1946)

Encerra a sua actividade em 1946, por insolvência.

Principais Vitórias

Para além de várias vitórias em diversas provas, vence a prova clássica do Porto-Lisboa em 1942, através de Eduardo Lopes, conquistando os 3 primeiros lugares, com Alberto Raposo e José Martins nos lugares subsequentes e a Volta a Portugal de 1946, através de José Martins, vencendo igualmente enquanto equipa, classificando-se na 1ª posição da Geral Final.

Referências

    - Revista Stadium

    - Jornal "Os Sports"

    - Jornal "O Século"

    - Jornal "Diário de Lisboa"

    - Jornal "Diário de Notícias"

    - Jornal Espanhol "El Mundo Deportivo"

    - Jornal Espanhol "La Vanguardia Española"

    Ligações externas


    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.