Academia São-Tomense de Letras

Academia São-Tomense de Letras (ASL) é uma associação privada sem fins lucrativos, de carácter cultural e científico sediada em São Tomé (São Tomé e Príncipe). É também uma instituição literária que possui como finalidade a divulgação da literatura, cultura e língua são-tomense[1].

Academia São-Tomense de Letras
(ASL)
Tipo Associação literária
Fundação 8 de maio de 2019 (4 anos)
Sede São Tomé e Príncipe São Tomé
Membros 20
Línguas oficiais Português e línguas nacionais são-tomenses
Presidente Carlos do Espírito Santo

História

A Academia São-Tomense de Letras foi fundada em 8 de maio de 2019 com a sua constituição realizada nas dependências do Ministério da Justiça de São Tomé e Príncipe[1][2].

O primeiro presidente eleito da ASL foi Carlos do Espírito Santo, conhecido como “Bené”, professor são-tomense licenciado em filosofia com mestrado e doutorado em literatura[3]. Carlos do Espírito Santo tem exercido o seu mandato desde a fundação da entidade em maio de 2019[1][4].

Em junho de 2020, esta Academia celebrou acordo de cooperação com a Academia Angolana de Letras, a Academia Brasileira de Letras, a Academia Caboverdiana de Letras e a Academia de Ciências de Moçambique[2][4].

Composição

A Academia São-Tomense de Letras possui 20 membros (ou imortais) que são cofundadores da instituição, sendo que cinco das imortais são mulheres, dentre elas, Graça Lavres, ex-ministra são-tomense da cultura.[1]

A estrutura organizativa da Academia é composta pela Assembleia Geral, o órgão máximo da ASL que conta ainda com o Conselho de Administração, Cientifico e Fiscal[1][2].

Outros eruditos e intelectuais que compõem a Academia São-Tomense de Letras são o linguista Jorge Bom Jesus, ex-primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe[1], e o jurista Jonas Gentil, ex-juiz conselheiro do Tribunal Constitucional de São Tomé e Príncipe.

Ver também

Referências

  1. «Academia São-Tomense de Letras acaba de ser criada com assinaturas de Jorge Bom Jesus e Graça Lavres». 8 de maio de 2019. Consultado em 29 de dezembro de 2022
  2. «Criada Academia São-Tomense de Letras». 9 de maio de 2019. Consultado em 29 de dezembro de 2022
  3. «História Documental de São Tomé e Príncipe». Consultado em 29 de dezembro de 2022
  4. «ABL firma acordo inédito de cooperação entre Academias de Letras da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa». 17 de junho de 2020. Consultado em 29 de dezembro de 2022
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.