Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng. Luiz Peter Clode

O Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode é uma escola de artes performativas no Funchal, com onze núcleos espalhados pelo arquipélago da Madeira, dez na ilha da Madeira e um no Porto Santo.

História

No século XX, a necessidade de uma oferta cultural na área da música na Madeira, vai proporcionar o aparecimento, em 1946, da Academia de Música da Madeira, por iniciativa do eng. Luiz Peter Clode. Em sequência da Revolução dos Cravos e da Regionalização, em 1977, a Academia de Música e Belas-Artes da Madeira converte-se no Conservatório de Música da Madeira, e em 1986 a escola passa a chamar-se Escola Secundária de Ensino Artístico.

Já em 2000, passa a se chamar Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, pela necessidade de se criarem cursos profissionais nas diferentes áreas das Artes (Música, Teatro e Dança). Em 2004, em homenagem ao seu fundador, é-lhe alterado o nome para Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode, nome que permanece até aos dias de hoje.

Em 2019, integra a Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia da Secretaria Regional da Educação (DSEAM), antigo Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA), que passa a estar sobre a alçada do Conservatório nos formatos: Cursos Livres em Artes; Investigação, Comunicação, Edições e Formação.[1]

Referências

  1. «Secretaria da Educação integra DSEAM no Conservatório». www.rtp.pt. Consultado em 16 de julho de 2021

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.