Aeroporto de Misurata

O Aeroporto Internacional de Misurata (IATA: MRA, ICAO: HLMS) é um aeroporto que se localiza em Misurata, na Líbia, e que também atua como base aérea e centro de treinamento para a Força Aérea Líbia.[1]

Aeroporto Internacional de Misurata
Aeródromo
IATA: MRA - ICAO: HLMS
Características
Tipo Público/Militar
Administração Bureau de Aviação Civil e Meteorologia
Localização Misurata, Líbia
Inauguração 1939
Pistas
Cabeceira(s)
Comprimento
Superfície
15/33
3 400  m (11 155 ft)
Não disponível

História

O aeroporto foi criado em 1939 como um pequeno local de pouso na província de Misurata, na Líbia Italiana.

Em 15 de dezembro de 2011, o aeroporto celebrou seus primeiros voos comerciais internacionais regularmente agendados por uma companhia aérea não-Líbia (Turkish Airlines).

Em 14 de julho de 2014, o aeroporto estava fechado para voos devido a confrontos no Aeroporto Internacional de Trípoli, do qual o aeroporto de Misurata depende para suas operações.[2] Os voos retomaram na noite de 15 de julho.[3]

Uso Militar

A Força Aérea da Líbia opera amplamente a aeronave Soko G-2 em Misurata, tanto na capacitação quanto na capacidade de contrainsurgência.

O primeiro avião de guerra da Líbia a desafiar a zona de exclusão aérea durante a Guerra Civil da Líbia foi um G-2 de Misurata. Foi relatado ter sido rapidamente abatido pela Força Aérea Francesa.[4][5] Poucas horas depois, um porta-voz das forças armadas especificou que o avião foi destruído na pista com um míssil ar-terra AASM logo após ter desembarcado.

Ver também

  • Lista de aeroportos da Líbia
  • Lista de aeroportos internacionais da África

Referências

  1. Pike, John. «Air Order of Battle»
  2. «90% of aircraft destroyed at Tripoli airport, Libya may seek international assistance». RT International (em inglês)
  3. «Tripoli airport under fire for fourth day». www.aljazeera.com. Consultado em 6 de dezembro de 2017
  4. News, A. B. C. (25 de março de 2011). «NATO To Take Over No-Fly Zone in Libya». ABC News. Consultado em 6 de dezembro de 2017
  5. «French jet destroys Libyan plane». BBC News (em inglês). 24 de março de 2011


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.