Alcáçova de Mérida

A Alcáçova de Mérida localiza-se na cidade e município de Mérida, na província de Badajoz, comunidade autónoma da Estremadura, na Espanha.

Alcáçova de Mérida
Apresentação
Tipo
Parte de
Guadiana River Dam, Roman Bridge over Guadiana River, Alcazaba (d)
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas

A cidade, actual capital da Comunidad Autónoma, encontra-se geograficamente quase ao centro da região, sendo atravessada pelo rio Guadiana e o río Albarregas, a 217 metros acima do nível do mar.

A alcáçova ergue-se junto à ponte romana sobre o Guadiana, e constitui-se, na actualidade, em um dos melhores exemplos de construção defensiva do período muçulmano na Península Ibérica.

História

A fortificação foi erguida por Abderramão II em 835 como um bastião para o controle da cidade, que desde 805 vinha se rebelando continuamente contra o domínio emiral. É considerada como a primeira alcáçova islâmica na Península.

A cidade foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1993, devido ao seu importante conjunto arqueológico e monumental.

Características

Constitui-se em uma estrutura complexa que conta com um grande recinto quadrangular com 130 metros de largura, capaz de aquartelar um considerável efectivo de tropas. Em seu interior encontram-se ainda uma cisterna, alimentada a partir das águas do Guadiana, e acedida por um duplo corredor, a partir do pavimento inferior de uma das torres.

Após a Reconquista, já na posse dos cristãos, em uma de suas extremidades foi erguido um convento da Ordem de Santiago, cujas dependências, actualmente, sediam a presidência da Junta da Estremadura. Junto à antiga ponte romana foi adossado um outro recinto, mais pequeno, o chamado "Alcazarejo", que controlava a travessia do rio para a cidade.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.