An Innocent Man

An Innocent Man é o nono álbum de estúdio do cantor e compositor estadunidense de pop rock Billy Joel, lançado em 1983.[1] O conceito do álbum é uma homenagem à música popular americana da adolescência de Joel, com Joel prestando homenagem a um número de diferentes estilos musicais americanos populares do final dos anos 1950 e início dos anos 1960, mais notavelmente doo-wop e soul music.[2] O álbum arte da capa foi tirada nos degraus da frente de 142 Mercer Street, ao norte do cruzamento da Mercer e Prince Street no bairro de SoHo, em Nova York.

An Innocent Man
An Innocent Man
Álbum de estúdio de Billy Joel
Lançamento 8 de agosto de 1983
Gravação 1983
Gênero(s) Pop rock, soft rock, doo-wop, blue-eyed soul
Duração 40:25
Formato(s) CD, LP
Gravadora(s) Family Productions
Columbia
Produção Phil Ramone
Cronologia de Billy Joel
The Nylon Curtain
(1982)
Greatest Hits vol. 1 & 2 (1973-1985)
(1985)
Singles de An Innocent Man
  1. "Tell Her About It"
    Lançamento: Julho de 1983
  2. "Uptown Girl"
    Lançamento: Setembro de 1983
  3. "An Innocent Man"
    Lançamento: Dezembro de 1983
  4. "The Longest Time"
    Lançamento: Março de 1984
  5. "Leave a Tender Moment Alone"
    Lançamento: Julho de 1984
  6. "Keeping the Faith"
    Lançamento: Setembro de 1984
  7. "This Night"
    Lançamento: Novembro de 1984

Desempenho nas tabelas musicais

O álbum contou com três singles no Billboard Top 10: "Tell Her About It" (No. 1), "Uptown Girl" (No. 3) e "An Innocent Man" (No. 10). Quatro outros singles foram lançados do álbum: "The Longest Time" (No. 14), "Leave a Tender Moment Alone" (No. 27), "Keeping the Faith" (No. 18) e "This Night" (Lado B de "Leave a Tender Moment Alone" nos Estados Unidos). "Tell Her About It" e "Uptown Girl" foram sucesso internacional - "Uptown Girl" chegou ao número 1 no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. An Innocent Man permaneceu na parada U.S. Pop durante 111 semanas, tornando-se o álbum de maior sucesso de Joel depois de The Stranger. Por mais de um ano, o álbum permaneceu nas paradas no Reino Unido, Japão e Austrália.

Prêmios e nomeações

Como seus três esforços anteriores, An Innocent Man de Joel recebeu uma nomeação para o Grammy de Álbum do Ano, embora o prêmio tenha ido para Thriller, de Michael Jackson. O álbum também foi nomeado para um Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculino para "Uptown Girl", mas novamente foi batido por Thriller.

Produção e musicalidade

Em uma entrevista sobre o making of do álbum, Joel fala sobre o fato de que no momento em que ele estava gravando An Innocent Man de Joel, ele havia se divorciado de sua primeira esposa, Elizabeth Weber, e esteve solteiro, pela primeira vez desde que alcançou o status de estrela do rock. Então, ele teve a oportunidade de se envolver com as supermodelos Elle Macpherson e Christie Brinkley, e por estas experiências, ele disse: "Eu me senti como um adolescente de novo."[2] E então ele começou a escrever canções no mesmo estilo de canções pop que se lembrava de sua adolescência, citando a música pop do final dos anos 1950 e início dos anos 1960, incluindo "As primeira canções R&B de grupos como The Four Seasons, e a soul music da gravadora Motown".

Joel explicou: "Quando você vai escrever [cançõespara um novo álbum], você escreve o que você está sentindo. E eu não luta contra isso. O material estava vindo tão facilmente e tão rapidamente, e eu estava me divertindo fazendo isso. Eu estava revivendo a minha juventude. ... Eu acho que dentro de 6 semanas eu tinha escrito a maior parte do material no álbum ". Joel também disse que ele ficou agradavelmente surpresos com com seu sucesso nos anos 1980 com canções retro como a maior parte de canções doo wop a cappella como "The Longest Time".[2]

Faixas

Todas as canções de Billy Joel, exceto para o refrão de "This Night", que é creditado a Ludwig van Beethoven.

N.º Título Duração
1. "Easy Money" (Homenagem a James Brown e Wilson Pickett[2]) 4:04
2. "An Innocent Man" (Homenagem a Ben E. King e The Drifters) 5:17
3. "The Longest Time" (Homenagem a grupos de doo-wop como The Tymes) 3:42
4. "This Night" (Homenagem a Little Anthony and the Imperials; também para a Sonata Patética de Ludwig van Beethoven) 4:19
5. "Tell Her About It" (Homemagem a grupos da Motown como The Supremes e The Temptations) 3:52
6. "Uptown Girl" (Homenagem a Frankie Valli e The Four Seasons[2]) 3:17
7. "Careless Talk" (Homenagem a Sam Cooke) 3:48
8. "Christie Lee" (Homenagem a Little Richard e Jerry Lee Lewis) 3:31
9. "Leave a Tender Moment Alone" (Homenagem a Smokey Robinson) 3:56
10. "Keeping the Faith" (Homenagem a Pré-Invasão Britânica) 4:41

Notas e referências

  1. «Review Album». almusic (em inglês). Rovi Corporation. Consultado em 12 de outubro de 2010
  2. «Billy Joel Website Interview». Consultado em 28 de agosto de 2016. Arquivado do original em 19 de março de 2016
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.