Anel vaginal

O anel vaginal é um método contraceptivo que tem a forma de um anel de silicone, flexível e transparente, com cerca de 4 mm de espessura e 5,5 cm de diâmetro, que impede a ovulação e a concepção através da liberação de hormônios. O anel anticoncepcional deve ser inserido uma vez por mês e tem uma eficácia alta, de cerca de 99,7%, quando usado corretamente, sem atrasos nem falhas[1].

NuvaRing é o mais usado, mas existem outras marcas à venda

O anel vaginal adapta-se aos contornos da região íntima feminina, posicionando-se de forma fácil numa porção menos sensível da região, conferindo total conforto para a mulher, inclusive durante o contato íntimo[2]. Anel impede a ovulação e quando ele não consegue impedir-la e ocorre a fecundação, forma-se o zigoto, anel impede a sua nidação através de alterações causadas à espessura do endométrio.[3]

Como usar o anel vaginal contraceptivo?

Após retirar o anel da embalagem, a mulher deve apertar o anel entre o seu dedo indicador e seu dedo polegar e colocá-lo em sua vagina. Na hora de tirar o anel, basta colocar o dedo no aro ou segurar entre os dedos e puxá-lo suavemente.

O anel deve permanecer na vagina pelo período de 3 semanas e depois ser retirado por uma semana, pois é uma pausa para que a menstruação desça. Depois dos sete dias de pausa, a mulher deve colocar um novo anel e iniciar o ciclo novamente.[4]

Prevenção de doenças

Um estudo demonstrou que anel vaginal infundido com uma droga antiviral parece oferecer proteção contra a infecção pelo HIV. As mulheres que usaram o anel tiveram um risco de 27 por cento menor de infecção por HIV do que as mulheres que receberam um placebo[5].

Notas e referências

  1. ANEL VAGINAL - COMO FUNCIONA O ANEL (2014)
  2. Anel Vaginal] por Sheila Sedicias (2014)
  3. Bertram G. Katzung Basic and Clinical Pharmacology
  4. «Anel vaginal: o que é e como funciona». VIX. 4 de setembro de 2013
  5. Vaginal ring somewhat effective at preventing HIV infection Some women fail to consistently use device, first trials find por LAURA BEIL (2016)


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.