Antipaladino

Anti-paladino, ou algoz, é um personagem de RPG (Role Playing Game), cruel e desleal, nunca se importando com as pessoas em seu caminho.

Visão Geral

Morte e Vingança

Antigos paladinos podem tornar-se algozes também, o que ocorre comumente após desrespeitarem o seu código de honra.[1] Uma vez que os paladinos são leais, bondosos e justos, algozes são justamente o contrário. Seus poderes passam a ser o oposto à de um paladino. Algozes costumam usar armaduras na maioria de cores negras. Geralmente são as pessoas por trás de carnificinas e guerras, se aliando a assassinos e demônios, sendo o braço direito deles numa guerra.

Origens Criativas

Em termos gerais, a noção que temos hoje do arquétipo da classe conhecida como "Anti-Paladino" ou "Cavaleiro da Morte", se originou, de duas criações distintas que convergiram para o mesmo fim: a antítese sombria do paladino.

  • Como Anti-Paladino:

Na revista Dragon Magazine, edição nº 39, surgiu o Anti-Paladino (Anti-Paladin, em inglês).

Um artigo, em julho de 1980, introduziu um novo NPC (Personagem do Mestre) para Dungeons & Dragons, que seria o oposto malvado do Paladino, o Anti-Paladino (Anti-Paladin). O artigo afirmou: "O Anti-Paladino representa tudo o que é mesquinho, baixo e desprezível na raça humana".

No Dungeons & Dragons 3.0 & 3.5 edition (2000-2002/2003-2007), surgiu o Algoz (Blackguard, no original em inglês).

No Dungeon Master’s Guide (Livro do Mestre) da 3ª edição, o “Anti-Paladino” surge através de uma Prestige Class (Classe de Prestígio) chamada Blackguard (Algoz, na tradução editorial para o Brasil).

As Prestige Classes no Dungeon Master's Guide foram as primeiras Classes de Prestígio consideradas parte das regras básicas para o jogo. A 3ª edição do Dungeon Master's Guide continha seis Classes de Prestígio originais; Dentre os quais, estava contida o Algoz (Blackguard). A revisão 3.5 do jogo, manteve esses seis, e adicionou mais dez.

Algozes (Blackguards), na 3ª edição, são dedicados campeões do mal; mecanicamente, eles são, de muitas maneiras, semelhantes a um tipo de um “Paladino Reverso”. Ou seja, o Algoz (Blackguard), em termos de sistema, é similar a uma versão mais nova dos antigo "Anti-Paladino", que é seu semelhante. Os Algozes (Blackguards) podem ser de qualquer alinhamento maligno; Os Algozes originários de “Paladinos Caídos” ganham habilidades adicionais.

  • Como Cavaleiro da Morte:

Na época do Advanced Dungeons & Dragons 1st edition (1977-1988), surgiu o Cavaleiro da Morte (Death Knight, em inglês).

Charles Stross criou o Cavaleiro da Morte (Death Knight) em 1981 para o suplemento de AD&D chamado Fiend Folio, que era um tipo de compêndio de monstros. Em um review na revista White Dwarf Magazine, Jamie Thomson referiu-se ao Cavaleiro da Morte (Death Knight) como uma das adições mais interessantes no livro, "uma espécie de paladino malvado".

Na época do Advanced Dungeons & Dragons 2nd edition (1989-1999), No momento em que a segunda edição de AD&D foi introduzida, o Cavaleiro da Morte tornou-se uma figura importante no cenário de Dragonlance Campaign Setting, com Lord Soth sendo um grande vilão para o cenário. O Cavaleiro da Morte apareceu pela primeira vez nesta edição no Apêndice Monstrous Compendium Dragonlance (1990), e foi relançado no Monstrous Manual (1993). Em Tales of the Lance - Boxed Set (1992) para o cenário de Dragonlance detalha os Cavaleiros da Morte de Krynn (Death Knight Of Krynn) ainda mais, no livro "World Book of Ansalon". O Cavaleiro da Morte também desempenha um papel proeminente no módulo The Apocalypse Stone (2000), um dos produtos finais da 2ª edição.

No Dungeons & Dragons 5th edition (2015-), o Cavaleiro da Morte (Death Knight) é apresentado no Monster Manual da 5ª edição de Dungeons & Dragons.

  • Outros Jogos:

Outros jogos, principalmente RPGs Eletrônicos e MMORPGs, contribuíram para a concepção e desenvolvimento dessa classe. Tendo um destaque maior a séries de jogos da empresa Blizzard conhecida como Warcraft, e, principalmente, a expansão de World Of Warcraft conhecida como "Wrath Of The Lich King", onde os jogadores poderiam jogar com a classe heroica chamada: Cavaleiro da Morte (Death Knight). Outros MMORPGs possuem esta classe disponível pra jogar, o nome da classe pode variar de jogo pra jogo mas o conceito básico é o mesmo: um amaldiçoado cavaleiro de armadura negra e poderes sombrios.

Alguns exemplos:

    • World Of Warcraft: Death Knight (Cavaleiro da Morte)
    • Everquest: Shadow Knight (Cavaleiro das Sombras)
    • Final Fantasy: Dark Knight (Cavaleiro das Trevas)
    • Lineage 2: Hell Knight (Cavaleiro do Inferno)

Características de Classe

A seguir temos uma noção geral das características e habilidades comuns da classe anti na maioria dos jogos de RPG.

Arauto Amaldiçoado

Exemplo de Algoz que podemos citar é o de Arthas da série Warcraft, que era um Paladino que acabou sendo corrompido pela força das trevas se tornando um Cavaleiro da Morte.

Assim como um Paladino, o Cavaleiro da Morte sabe usar todos os tipos de armaduras, sendo preferencial o uso de armaduras pesadas de placas e (dependendo do sistema de RPG), também porta escudos. Assumindo um papel mais agressivo (agressor/dano), o Cavaleiro da Morte geralmente empunha uma arma de duas mãos para causar o maior dano em combate. Por vezes, o Cavaleiro da Morte pode assumir no combate um papel mais defensivo (defensor/tanque), aí neste caso, variando de sistema pra sistema, o uso de escudos é algo viável. Mas, a fim de continuar passando uma "impressão ameaçadora", novamente variando de sistema pra sistema, nesta classe, muitas vezes o Cavaleiro da Morte abdica do uso de escudos para empunhar uma outra arma na mão inábil de forma mais defensiva ou algum implemento profano na mão secundária a fim de aumentar suas defesas e/ou habilidades e dons sombrios. Por ter uma característica naturalmente profana e destruidora, a função de cura (suporte/cura) não é uma opção viável nesta classe.

O Cavaleiro da Morte sabe usar todos os tipos de armas simples, comuns e marciais corpo a corpo ou à distância. Sendo de sua preferência o uso de armas corpo a corpo marciais como espadas longas, espadas de duas mãos, machados de guerra, armas de haste, maças, e, muito frequentemente, manguais.

A fonte principal dos poderes do Cavaleiro da Morte é divina. Mas diferente dos poderes do Paladino, que é de origem sagrada, positiva, luminosa, a manifestação dos poderes do cavaleiro da morte é profana, negativa e sombria, obtida através de maldições, necromancia, devoção a divindades sombrias de planos inferiores ou simplesmente as trevas e ao insaciável desejo de vingança. Assim como o Paladino, o Cavaleiro da Morte pode assumir a função no combate de "Agressor" (Dano)" ou "Defensor" (Tanque), sempre na linha de frente do combate como um combatente corpo-a-corpo. Mas, diferentemente do paladino, que usa seus poderes sagrados para curar seus aliados, o Cavaleiro da Morte usa seus poderes profanos com o intuito de causar ainda mais dano e dor aos seus inimigos, sendo a função de "Líder/Suporte" (Cura), uma função inviável para o Cavaleiro da Morte.

Fontes de Poder

  • Magia Divina, Profana, Sombria

Implementos, Focos

  • Símbolos Profanos, Tomos Amaldiçoados, Armas Profanadas.

Funções no Combate

  • Agressor (Dano)
  • Defensor (Tanque)

Tipos de Armadura

Placas/Pesada (Preferencial), Malha/Média, Couro/Leve, Tecido e (dependendo do RPG) Escudos.

Tipos de Armas

  • Espadas
  • Maças
  • Machados
  • Manguais
  • Armas de Haste

Personagens Notáveis

Segue abaixo alguns personagens ilustres de alguns jogos que representam esta classe:

  • Lord Soth, de Dragonlance.
  • Balok, The Black Knight, de Iron & Blood: Warriors Of Ravenloft.
  • Lady Aribeth de Tylmarande, de Neverwinter Nights.
  • Scyllua Darkhope, de Forgotten Realms.
  • Cecil Harvey, de Final Fantasy IV.
  • Sidurgu Orl, de Final Fantasy XIV.
  • Grão-Lorde Darion Mograine, de World Of Warcraft.
  • Príncipe Arthas Menethil, de World Of Warcraft.
  • Grão-Lorde Bolvar Fordragon(O Lich Rei), de World Of Warcraft

Referências

Notas
  1. Domingos S. Neto (5 de fevereiro de 2006). «Dungeon Master's Guide II (resenha)». RedeRPG
Web
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.