Arco de Tibério

O Arco de Tibério (em latim: Arcus Tiberi) era um arco triunfal construído no ano 16 no Fórum Romano para celebrar a recuperação do estandarte da águia que havia sido perdido para as tribos germânicas por Públio Quintílio Varo em 9 pelo general romano Germânico em 15 ou 16[1].

Arco de Tibério
Arco de Tibério
Na parte inferior desta imagem do Arco de Constantino está o chamado "Friso de Constantino" mostrando o Arco de Tibério, a única imagem conhecida deste monumento.
Tipo Arco triunfal
Construção 16 d.C.
Promotor / construtor Germânico
Geografia
País Itália
Cidade Roma
Localização VIII Região - Fórum Romano
Coordenadas 41° 53' 32.43" N 12° 29' 3.31" E
Arco de Tibério está localizado em: Roma
Arco de Tibério
Arco de Tibério

O arco se estendia sobre o Vico Jugário (Vicus Jugarius) entre o Templo de Saturno e a Basílica Júlia. Ele foi dedicado ao imperador romano Tibério por que, durante o período imperial, apenas o imperador podia celebrar um triunfo e, por isso, a vitória de Germânico foi celebrada como um triunfo de Tibério.

Muito pouco se sabe sobre o monumento em si. Ele é mencionado nas fontes literários e é conhecido apenas por um relevo no Arco de Constantino. Aparentemente tinha apenas um arco central, como o ainda existente Arco de Tito, que é posterior, ladeado por duas colunas coríntias. Suas fundações foram encontradas no Fórum, mas não resta mais nada além delas[2].

Detalhe do friso. O Arco de Tibério aparece do lado esquerdo (do ponto de vista do espectador) do trono imperial.

Referências

  1. Grant, Michael (1970), The Roman Forum, London: Weidenfeld & Nicolson; Photos by Werner Forman, pg 212. (em inglês)
  2. Coarelli, Filippo (1984), Guida archeologica di Roma, Arnoldo Mondadori Editore, Verona. (em italiano)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.