Asuras

Asuras é uma categoria de personagem da mitologia hindu. A palavra significa antideuses (em sânscrito: असुर).

 Nota: Para outros significados, veja Asura (budismo).

Pela mitologia esses personagens são os inimigos dos devas ou deuses, portanto assumindo papel semelhante ao de demônios em outras mitologias. Ambos os grupos são filhos de Kashyapa. O nome é um cognato etimológico de Ahura do Zoroastrismo, onde "Ahura" é um sinônimo de Æsir. Ainda que, no sincretismo com o próprio Zoroastrismo, sejam relacionados aos Daevas, inimigos dos anjos.

Na tradição judaica ou cristã, podem ser caracterizados como anjos caídos, enquanto teriam sido, segundo o Rigveda, expulsos do céu após embebedarem-se. Por outro lado, enquanto antideuses, podem estar associados ao termo Shedim.

Inicialmente eles são considerados seres poderosos regentes dos princípios morais e do fenômeno social (Varuna, os guardiões de rta, ou Bhaga, o patrono dos casamentos) e os Devas regentes dos fenômenos naturais (Ushas, que quer dizer amanhecer, ou Indra, um deus do tempo).

Mitra, Varuna e Vritra são conhecidos Asuras.

Mais tarde a tradição hindu os considera demônios, possivelmente pelos períodos de secas que assolaram a região.[carece de fontes?]

Com o surgimento dos arquétipos das forças do bem e do mal nos sutis ou invisíveis reinos da existência humana, o mundo ficou dividido entre divino (daiva) e o demoníaco (asura). Como guia das ações humanas que levariam a ação (pravrittri) e a renuncia (nirvrittri).

De acordo com a tradição hindu, a renúncia levaria pureza, bondade e a verdade, por outro lado, a ação levaria ao sofrimento tornando o ser insaciável pelo: desejo, hipocrisia, orgulho, arrogância e desilusão.


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.