Bandeira do Governo de Macau

A Bandeira do Governo de Macau, como o nome indica, representava o Governo de Macau até 1999, ano em que terminou a administração portuguesa de Macau. Ela não era muito usada para representar internacionalmente o Território de Macau, sendo muitas vezes utilizada a Bandeira de Portugal e/ou a Bandeira do Leal Senado para esse fim. Aliás, durante a cerimónia de transferência de soberania de Macau para a República Popular da China, foi utilizada a Bandeira do Leal Senado, juntamente com a Bandeira de Portugal, para representar pela última vez o Território de Macau. Após a transferência, a Bandeira do Governo de Macau e a Bandeira do Leal Senado foram substituídas pela Bandeira da Região Administrativa Especial de Macau.

Bandeira do Governo de Macau.
Parte da série sobre
História de Macau
Cronologia da história de Macau
Macau português
Portal de Macau

Descrição e História

Esta bandeira ostenta em fundo azul celeste o brasão de armas do Território de Macau, que eram: à esquerda, cinco escudetes de cor azul, postos em cruz e carregados cada um com cinco besantes de prata em aspa; à direita, de azul, um dragão chinês pintado de ouro e com língua vermelha, armado com um dos escudetes representados à direita das Armas; em ponta, de prata, cinco ondas de cor verde.

Em baixo das Armas, encontra-se um listel branco com a expressão: "GOVERNO DE MACAU". Este brasão foi criado em 1935, quando Portugal decidiu criar para cada colónia portuguesa um novo brasão próprio. Macau foi o único território português a manter o uso deste brasão após 1975, ano da descolonização da grande maioria das províncias ultramarinas de Portugal.

Apenas houve pequenas modificações no listel branco: antes de 1951, estava escrito a expressão "COLÓNIA PORTUGUESA DE MACAU"; antes de 1975, a expressão "PROVÍN. PORTUGUESA DE MACAU"; e até 1999, a expressão "GOVERNO DE MACAU".

Bandeira proposta em 1967 para a província ultramarina portuguesa de Macau, mas nunca foi adoptada.

Apesar de esta bandeira representar o Governo (português) de Macau e conter o brasão oficial que representou o Território de Macau, ela não é a bandeira oficial da colónia portuguesa de Macau (ou do Território de Macau). Aliás, a Macau portuguesa, apesar de ter um brasão oficial próprio, nunca teve uma bandeira oficial própria, usando sempre oficialmente a Bandeira de Portugal e muitas vezes oficiosamente a Bandeira do Leal Senado para a representar. Em 1967, Portugal propôs criar para cada província ultramarina uma bandeira própria, mas estas bandeiras nunca foram adoptadas ou usadas.

Ver também

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.