Bispo de Londres

O Bispo de Londres é o cargo da Igreja Anglicana responsável pela Diocese de Londres, na província de Canterbury. A diocese abrange 458 km ², cerca de 17 municípios da Grande Londres e uma pequena parte do condado de Surrey. A sede da Diocese de Londres é a Catedral de São Paulo, fundada em 604 e reconstruída várias vezes desde 1675 e após o Grande Incêndio de Londres (1666).

A residência do bispo é o The Old Deanery em Londres. Por quese mil anos o Fulham Palace foi a residência do bispo e a partir do século XVIII, a London House também deteve o título.

O cargo de Bispo de Londres é o terceiro mais antigo da Igreja Anglicana, só perdendo para o Arcebispo da Cantuária e Arcebispo de York. O bispo é também um dos cinco cargos mais importantes da Igreja da Inglaterra, juntamente com o Arcebispo da Cantuária, o Arcebispo de York, o bispo de Durham e o Bispo de Winchester.

O actual Bispo de Londres é Sarah Mullally, a 133ª na linhagem e primeira mulher bispo da Diocese de Londres.[1]

Referências

  1. «Nomeada primeira mulher bispo de Londres». TSF Rádio Notícias. 18 de dezembro de 2017. Consultado em 19 de outubro de 2020
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.