Bonaire

Bonaire (em neerlandês: Bonaire; em papiamento: Boneiru) é um município especial (bijzondere gemeente) dos Países Baixos, antigamente um dos constituintes das Antilhas Neerlandesas, situada no mar das Caraíbas (mar do Caribe) ao largo da costa da Venezuela. Era a segunda maior em área neste arquipélago depois de Curaçau e uma das chamadas ilhas ABC.


Bonaire
Bonaire (neerlandês)
Boneiru (papiamento)
Bandeira de Bonaire Brasão de armas de Bonaire
Lema: Tera di Solo y suave biento
Hino nacional: Tera di Solo y suave biento
Gentílico: Bonairense

Localização  Bonaire
Localização Bonaire

Localização de Bonaire no Caribe
Capital Kralendijk
Cidade mais populosa Kralendijk
Língua oficial Neerlandês e papiamento[1]
Governo Monarquia constitucional
 Monarca Willem Alexander
 Tenente-governador Edison Rijna
Área  
   Total288 km² 
População  
   Estimativa para 201920 104 hab. 
Moeda Dólar dos Estados Unidos (USD)
Fuso horário -4
Cód. Internet .an
Cód. telef. +599 7

Bonaire é uma ilha tranquila e de grande beleza. Os indígenas que a habitavam, os Aruaques, chamaram-lhe Bojnay ("terras baixas"). Também estava povoada por grupos de índios Caiquetio.

Há lagos de água salgada. Um dos mais bonitos é o lago Goto, habitado por 20 000 flamingos.

História

Bonaire foi conhecida por navegadores espanhóis em 1499, numa expedição dirigida por Alonso de Ojeda e Américo Vespucio.

A pequena ilha chamou-se inicialmente Ilha de Brasil.

Como parte da colonização espanhola, os índios foram escravizados e enviados em 1515 para as minas de cobre de Hispaniola.

Os neerlandeses conquistaram Curaçau aos espanhóis em 1634, pois necessitavam de uma base naval de apoio durante a guerra com os espanhóis. Bonaire e a vizinha Aruba ficaram assim nas mãos dos neerlandeses no ano de 1636 e tornaram-se colónias neerlandesas.

A Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais começou, em 1639, a produção de sal, a qual é, hoje em dia, uma parte muito importante da economia de Bonaire, tal como o turismo subaquático.

Em 1800 e durante alguns anos, a ilha foi controlada por piratas franceses e ingleses. Os neerlandeses não recuperaram o controlo até 1816.

As Antilhas Neerlandesas, incluindo Bonaire, tornaram-se região autónoma dos Países Baixos em 1954, momento em que este país lhes garantiu economicamente o desenvolvimento dos seus próprios recursos com subsídios.

Bonaire passou a ser, em Janeiro de 1986, território do Reino dos Países Baixos, que se compunha, então, de Países Baixos, Antilhas Neerlandesas (Bonaire, Curaçau, Saba, Santo Eustáquio e São Martinho) e Aruba.

A 10 de Outubro de 2010, as Antilhas Neerlandesas foram dissolvidas, ficando Bonaire com o estatuto de município especial dos Países Baixos, tal como Santo Eustáquio e Saba. Curaçau e São Martinho tornaram-se países constituintes do reino dos Países Baixos, com um estatuto igual ao de Aruba e ao das antigas Antilhas Neerlandesas.

Geografia

Praia na ilha de Bonaire
Imagem de satélite de Bonaire.
Mapa detalhado de Bonaire.

No norte da ilha situam-se as terras mais altas, sendo o ponto mais alto o monte Brandaris com 240 m de altitude. O sul é plano.

Línguas

O neerlandês é a língua oficial de Bonaire, devido a ilha fazer parte dos Países Baixos. De acordo com o censo de 2001, é a língua principal de 8,8% da população.[2] A língua mais falada de Bonaire é a língua crioula papiamento, que é a língua primária de 74,7% da população e é reconhecida pelo governo.[1][2] O espanhol é o idioma principal de 11,8% das pessoas, o inglês é o idioma principal de 2,8% e outras línguas representam 1,8%.[2]

Turismo

A economia de Bonaire é baseada no turismo. Na ilha, é muito comum o turismo subaquático. A arquitetura é baseada em resorts e muitos desses são afiliados a empresas de mergulhos.

Principais cidades

Assentamentos

  • Antriol
  • Belnem
  • Hato
  • Lima
  • Noord Salina
  • Nikiboko
  • Republiek
  • Sabadeco
  • Sabana
  • Santa Barbara
  • Tera Cora
  • Fontein
  • Lagoen
  • Sorobon
  • Spelonk
  • Wanapa

Referências

  1. Papiamento pode ser usado em relações governamentais
    «Invoeringswet openbare lichamen Bonaire, Sint Eustatius en Saba» (em holandês). wetten.nl. Consultado em 23 de novembro de 2020
  2. «Households by the most spoken language in the household Population and Housing Census 2001». Central Bureau of Statistics. Arquivado do original em 29 de outubro de 2012

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.