Luneta meridiana

Em astronomia, luneta meridiana, luneta de passagem[1][2], luneta de trânsito[1][2], ou simplesmente meridiana[3] é um instrumento astronômico usado para, dentre outros, determinar a hora e a longitude local utilizando a observação da passagem meridiana de estrelas.[1][2][3]

Luneta meridiana do Observatório Kuffner

Funcionamento

A luneta é provida de um retículo e é montada sobre um eixo orientado ao longo da linha Leste-Oeste, de modo a mover-se somente no plano meridiano do local. Trata-se, portanto, de um instrumento voltado exclusivamente para observar astros durante sua passagem meridiana.

Como o instrumento aponta unicamente ao longo do meridiano local, o observador depende da rotação da Terra para que o astro alvo entre no campo de visão da luneta.

A luneta meridiana permite a medida tanto da altura quanto da hora em que o astro culmina. Assim, mede-se com precisão as coordenadas do astro no sistema de coordenadas horizontais.

Lunetas meridianas têm sido usadas desde o século XVIII para produzir catálogos estelares precisos: uma vez que a latitude e a longitude do local de observação sejam conhecidas, a altura e azimute do astro observado podem ser convertidos em ascensão reta e declinação.

De posse de catálogos estelares precisos, uma luneta meridiana pode ser usada em qualquer parte do mundo para medir com precisão a longitude local, mediante a medição do momento da passagem meridiana. Antes da invenção relógio atômico, esta era a maneira mais precisa para medir o tempo.

Lunetas meridianas no Brasil e em Portugal

Um exemplo de luneta meridiana moderna pode ser encontrado no Observatório Abrahão de Moraes.

No Observatório Astronómico de Lisboa, encontra-se uma luneta meridiana construída no século XIX em Hamburgo pela oficina de Repsold[4].

Em 9 de dezembro de 2005, o Museu de Astronomia e Ciências Afins reformou o pavilhão da luneta meridiana de Gautier, construída na década de 20[5].

Referências

  1. «Luneta». Michaelis On-line. Consultado em 27 de maio de 2018
  2. «Significado de luneta». OsDicionarios.com. Consultado em 27 de maio de 2018
  3. «Significado de meridiana». OsDicionarios.com. Consultado em 27 de maio de 2018
  4. «Patrimônio do Observatório Astronómico de Lisboa». www.oal.ul.pt
  5. da Costa Resende, I. L., & Granato, M., TÉCNICAS EMPREGADAS NA RESTAURAÇÃO DA SALA DO INSTRUMENTO DO PAVILHÃO DO CÍRCULO MERIDIANO GAUTIER – MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS/ RJ, Revista Brasileira de Arqueometria, Restauração e Conservação. Vol.1, No.5, pp. 221 - 225
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.