Carlos Chiodini

Carlos Chiodini (Jaraguá do Sul, 8 de março de 1982) é um empresário e político brasileiro, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).[1]

Carlos Chiodini

Carlos Chiodini
Deputado Federal por Santa Catarina
Período 1 de fevereiro de 2019
até atualidade
Legislatura 56.ª, 57.ª
Deputado Estadual de Santa Catarina
Período 1.º 4 de junho de 2008
até 3 de agosto de 2008

2.º 2 de Setembro de 2009
até 31 de março de 2010
3.º 1 de fevereiro de 2011
até 3 de fevereiro de 2015

Dados pessoais
Nascimento 8 de março de 1982
Jaraguá do Sul, SC
Nacionalidade brasileiro
Progenitores Mãe: Itamar Vailati
Pai: Angelo Alberto
Partido MDB (1999-presente)
Ocupação Político

Formado em Gestão Pública, filho dos comerciantes Ângelo e Ita Vailatti.

Carreira

Carlos Alberto Chiodini, empresário, formado em Gestão Pública, nasceu no dia 8 de março de 1982, em Jaraguá do Sul. Seus pais, Ângelo e Ita, trabalhavam como comerciantes e desde cedo transmitiram valores marcantes na educação do filho, como simplicidade, disciplina e o amor pelo trabalho. Seu envolvimento com a política começou cedo, ainda na infância.

Em 1999, aos 17 anos, Chiodini ingressou na vida política, filiando-se ao então PMDB e permanecendo fiel ao partido, uma das bandeiras que defende com muita energia. Sua maturidade também veio cedo, tornou-se pai, aos 19 anos, de Enzo Chiodini.

Em 2005, assumiu a presidência do PMDB de Jaraguá do Sul e também ocupou funções de coordenador regional do partido, nas cidades de Schroeder, Guaramirim, Corupá e Massaranduba.

De 2007 a 2009 foi presidente da Juventude do PMDB (JPMDB) de Santa Catarina. Na oportunidade, pode ampliar seu destaque pelo Estado, sempre em defesa de uma nova maneira de representar os anseios e reivindicações da sociedade.

Com o objetivo de formular propostas que representassem o interesse coletivo, candidatou-se a deputado estadual em 2006. Nesta eleição, obteve cerca de 25 mil votos, tornando-se o mais votado no Vale do Itapocu, Região Norte catarinense, superando em quase sete mil votos o segundo colocado.

No ano seguinte, assumiu a diretoria administrativa do Porto de São Francisco do Sul e em 2008 tomou posse pela primeira vez como deputado estadual, na vaga de outro titular licenciado. De janeiro a agosto de 2009 ocupou novamente o cargo de diretor do porto de São Francisco do Sul, até se desligar para cumprir novo mandato como deputado.

Em 2010, elegeu-se deputado estadual, com 40.241 votos, Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 17ª legislatura (2011 — 2015). Neste primeiro mandato, foi presidente das comissões de Educação, Cultura e Desporto, e de Agricultura e Política Rural. Chiodini também atuou nas comissões de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia; Educação, Cultura e Desporto; Transporte e Desenvolvimento Urbano; Direitos da Criança e do Adolescente.

Reelegeu-se em 2014, com 49.233 votos, 23% a mais que na eleição anterior, 18ª legislatura (2015 — 2019). No final do mesmo ano, recebeu o convite para mais um desafio, o de comandar a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) de Santa Catarina. Desafio aceito e, durante três anos, Carlos Chiodini concentrou suas ações em ajudar Santa Catarina a continuar trilhando pelo caminho de uma economia forte, com apoio ao setor produtivo, valorizando o meio ambiente e investindo na inovação como diferencial.

Neste período, o Estado foi o que mais criou empregos e cresceu mais de 16% no número de novos negócios, registrando 242 mil novas empresas. Em 2017, foi registrado o maior avanço da atividade econômica e o maior crescimento das vendas no varejo. No PIB, a projeção de crescimento foi superior a 4%, enquanto a economia do país avançou apenas 0,97%.

Chiodini ainda esteve na presidência do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Santa Catarina (Consema), do Conselho Estadual de Saneamento de Santa Catarina (Conesan), e foi membro dos conselhos: do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC); da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc); de Administração da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc); e do Sapiens Parque.

Em março de 2018, Carlos Chiodini retornou às atividades parlamentares, dando continuidade aos trabalhos e projetos para todo Estado. No final do mesmo ano se formou em Gestão Pública pela Universidade Unicesumar.

Hoje, Chiodini está como deputado federal, eleito com 97.613 votos, sendo o mais votado do MDB de Santa Catarina e o sexto mais votado do Estado. Em seu primeiro mandato, tornou-se vice-presidente nacional do partido e foi o único catarinense a comandar uma Comissão na Câmara dos Deputados no ano de 2021, quando assumiu os trabalhos à frente da Comissão de Viação e Transportes, CVT.

Atualmente é membro titular da Comissão de Viação (CVT) e Transportes e Comissão Mista de Orçamento (CMO), é suplente na comissão de Turismo Desenvolvimento Econômico Indústria Comércio e Serviços (CDEICS) e Comissão Especial que discute a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 015/2022 sobre a competitividade para biocombustível.

Carlos ainda é Líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), que é uma organização pioneira na política brasileira, cuja missão é contribuir para a melhoria da qualidade da democracia brasileira, voltado para pessoas interessadas em atuar diretamente na política institucional.

Referências

Ligações externas


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.