Carnegiella strigata

O peixe-machado-marmorizado (Carnegiella strigata)[1] é um peixe caraciforme da família dos gasteropelecídeos.

Peixe-machado-marmorizado

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Characiformes
Família: Gasteropelecidae
Género: Carnegiella
Espécie: C. strigata
Nome binomial
Carnegiella strigata
(Günther, 1864)

São peixes de cardume, nadam junto até a superfície local, onde se alimentam. É geralmente encontrado na América do Sul (Peru e Guiana), em água doce cuja temperatura varia de 24-29 °C. O seu corpo se apresenta com um aspecto de mármore e suas barbatanas peitorais possuem uma quantidade enorme de musculatura, que permitem saltar na superfície da água. Enquanto adulto, o peixe-mármore mede até 5 centímetros de comprimento e alimenta-se, preferencialmente, de insetos que sobrevoem a superfície da água, fazendo uso de saltos e pequenos voos, para alcançá-los, mas, também de vegetais.

Entre os insetos este peixe alimenta-se de "collembola" (que é um artrópode invertebrado de 1 até 3 mm), "formicidae", "alóctonelo", "hymenoptera", "coleoptera", "diptera" e outros.

Os peixes-mármore se reproduzem pondo seus ovos nas raízes das plantas que flutuam. Alguns sítios na internet recomendam PH 6 para reprodução.

Ver também

Referências

  1. FishBase.com. «Carnegiella strigata (Günther, 1864)». Consultado em 23 de janeiro de 2013
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.