Casa de Harcourt

A Casa de Harcourt teve origem no território a que corresponde Harcourt e que foi obtido pelo chefe viquingue Rolão em 911, através do Tratado de Saint-Clair-sur-Epte. São estes territórios que vão constituir o Ducado da Normandia que ele irá distribuir pelos seus filhos. O Senhorio de Harcourt e de Brionne, foi assim atribuído por Rolão a Bernardo, o Dano, um dos seus parentes que juntaram também o Condado de Pont-Audemer. Anchetil de Harcourt foi o primeiro a utilizar o nome de Harcourt ainda o século XI.

Brasão de Armas da Casa dos Harcourt
O Castelo de Harcourt

Senhores de Harcourt

Condes de Harcourt

Harcourt foi elevada à condição de condado em 1338, conjuntamente com os senhorios de Lillebonne, Troispierres, Saussaye e Elbeuf, por alvarás de Filipe VI de França em Março de 1338. Os membros da casa de Harcourt que foram condes de Harcourt são:

O seu filho mais velho e herdeiro do condado morre em 1424 e Harcourt reverte para o seu segundo filho. Contudo a filha mais velha de João VII de Harcourt (13701452), Maria de Harcourt, casada com António de Lourena, conde de Vaudémont, reivindica o condado de Harcourt, acção continuada pelo seu filho João de VIII de Harcourt (1396 - 1424).

Ver também

Referências

  1. Hagger 2017, p. 70.
  2. Georg 1882, p. 44
  3. Moréri 1732, p. 26

Bibliografia

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.