Dinastia Hardrada

Dinastia Hardrada (em norueguês: Hardrådeætta)[1] foi uma poderosa "casa" real ou "dinastia" que governou, em vários momentos da história, o Reino da Noruega, Reino de Mann e das Ilhas, Condado das Órcades.

Dinastia Hardrada
País: Reino da Noruega, Reino das Ilhas, Condado das Órcades, Reino de Dublin
Dinastia de origem: Dinastia Cabelo Belo
Títulos: Rei da Noruega
Rei das Ilhas
Conde das Órcades
Rei de Dublin
Fundador: Haroldo Hardrada
Último soberano: Magnús Erlingsson
Ano de fundação: 1047

Foi fundada, ainda que inconscientemente, por Haroldo Sigurdsson quando foi feito rei da Noruega. Seus descendentes iriam expandir a influência, a riqueza e o poder da dinastia após a sua morte, na batalha de Stamford Bridge, em 25 de setembro de 1066.[2] É pouco provável que os governantes já referiam sua dinastia como a "Casa de Hardrada", este é um termo criado por historiadores modernos que foi feito para a dinastia. Os escritores de saga mais jovens (e não os próprios reis) afirmaram que Haroldo Hardrada descende do primeiro rei da Noruega, Haroldo Cabelo Belo, mas isso não é aceito como historicamente correto pela maioria dos historiadores modernos.

Substituiu a dinastia de Santo Olavo, e foi novamente substituída pelo ramo Gille, cujo fundador Haroldo Gille alegou ser um descendente da linhagem Hardrada. Às vezes, esta linhagem é considerada uma parte da Casa de Hardrada. A linhagem foi rapidamente restaurada sob Magnús Erlingsson, um descendente cognático da dinastia, mas foi substituída novamente pela Casa de Sverre em 1184.[3]

Lista de reis e reis rivais

Os governantes dentro da casa real ou dinastia, muitas vezes tinham um "rei rival" se opondo ao "legítimo" em seu direito de governar o reino e domínios (reis rivais observados em negrito). Aqui está uma lista dos governantes quando a casa detinha o poder na Noruega:

Referências

  1. Krag, Claus (1995). Vikingtid og rikssamling: 800-1130 (em inglês). [S.l.]: H. Aschehoug. p. 168. ISBN 8203220150
  2. The Encyclopedia Americana, Volume 13 (em inglês). [S.l.]: Americana Corporation. 1977. p. 806. ISBN 0717201082
  3. Enstad, Nils-Petter (23 de outubro de 2004). «De norske kongeslektene». Dagbladet (em norueguês). Consultado em 12 de julho de 2016
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.