Casa de Pensão (telenovela)

Casa de Pensão foi uma telenovela brasileira exibida pela TV Cultura entre 29 de março e 23 de abril de 1982, às 19h30. Baseada no romance homônimo de Aluísio Azevedo, foi escrita por Rubens Ewald Filho.[1]

Enredo

Amâncio de Vasconcelos, um jovem maranhense, vem para o Rio de Janeiro para fazer um curso de medicina. No começo, hospeda-se em casa de um conhecido da família, Luís Campos, que vivia com sua esposa, e uma cunhada, Dona Cadotinha. Entretanto, Amâncio encontrara-se com um amigo e co-provinciano, Paiva Rocha, e passa a viver uma vida desvairada e boêmia. As extravagâncias de chegar pela madrugada, faltar às aulas, embebedar-se, não lhe eram permitidas em casa de seu amigo. Por outro lado, o jovem estudante começara a despertar um certo interesse no coração de Hortência.

Levado por esses motivos, ele resolve mudar-se para a pensão de João Coqueiro, que lhe fora apresentado por Paiva Rocha. Acaba envolvido por Amélia, irmã de João Coqueiro, que finge ignorar o romance e explora-a, exigindo dinheiro do rapaz. Enredado no ambiente asfixiante e corrupto da pensão de João Coqueiro e de sua esposa, Madame Bizard, envolvido em uma série de tramas, Amâncio resolve viajar para São Luís para rever a mãe, agora viúva. João Coqueiro suspeita da viagem e consegue fazer a polícia prender Amâncio sob acusação de defloramento, da qual o estudante é absolvido, em rumoroso julgamento. Mas, inconformado com a absolvição, o rival assassina Amâncio com um tiro.

Elenco

Referências

  1. «Casa de Pensão». Teledramaturgia. Consultado em 22 de outubro de 2019


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.